Prefeitura destina máquinas para auxiliar agricultores atingidos pelo temporal do final de semana

O temporal do ultimo sábado, 20/12,  causou a queda de árvores, barreiras e diversos danos para os agricultores. Nesta segunda-feira (22), as máquinas da Prefeitura foram acionadas para ajudar nos mutirões comunitários realizados para levantar os parreirais que caíram com a intempérie. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas por enquanto se sabe da existência de um parreiral caído na Linha 100, dois na Linha 80, quatro em Monte Bérico e um em Mato Perso. Na propriedade de Natalino Rizzotto, na Linha 100, 0,8 hectares de plantação de uva foram ao chão. O agricultor Orildo Molon estava trabalhando para ajudar a levantar o parreiral do vizinho. “Todos estamos sujeitos a passar pelo mesmo então é muito importante que a gente se mobilize e fique unido nessas horas”, destaca.
Apesar dos danos, seu Natalino está otimista. “Com a ajuda da comunidade e o auxílio da máquina da prefeitura acredito que vamos conseguir reerguer em poucas horas o parreiral”, afirmou. 
foto:Bianca Mascarello Giotti/Assessoria de Imprensa
Para auxílio, a Prefeitura orienta os agricultores a entrarem em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento pelo telefone 3292.1722. 

Instituições publicas  e casas também foram danificadas pelo temporal 
Foram registrados casos de destelhamentos e quedas de árvores, entre outros danos.  A Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Tarcísia, que atende 124 alunos, foi destelhada, o que ocasionou alagamento em diversas salas de aula, biblioteca e refeitório. A instituição estava em recesso escolar, portanto não houve feridos.Na manhã de domingo, uma verdadeira força tarefa foi realizada no local. A direção e o Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola reuniram-se para auxiliar na limpeza das salas e, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, foi colocado lona do telhado para evitar novos danos. O Prefeito Lídio Scortegagna e os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Jones Piroli, de Desenvolvimento Social, Ricardo Espíndola, e de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni Weber, também colaboraram na ação. Para subsidiar os custos da reforma, está sendo acionado o seguro municipal, que terá três dias úteis para averiguar a situação da escola. A Capela no prédio da Prefeitura Municipal também foi danificada devido ao destelhamento. Ainda no domingo, servidores municipais cobriram trechos do telhado com lona para que novos alagamentos não aconteçam.

Comentários