O temporal do ultimo sábado, 20/12, causou a queda de árvores, barreiras e diversos danos para os agricultores. Nesta segunda-feira (22), as máquinas da Prefeitura foram acionadas para ajudar nos mutirões comunitários realizados para levantar os parreirais que caíram com a intempérie. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas por enquanto se sabe da existência de um parreiral caído na Linha 100, dois na Linha 80, quatro em Monte Bérico e um em Mato Perso. Na propriedade de Natalino Rizzotto, na Linha 100, 0,8 hectares de plantação de uva foram ao chão. O agricultor Orildo Molon estava trabalhando para ajudar a levantar o parreiral do vizinho. “Todos estamos sujeitos a passar pelo mesmo então é muito importante que a gente se mobilize e fique unido nessas horas”, destaca.
Apesar dos danos, seu Natalino está otimista. “Com a ajuda da comunidade e o auxílio da máquina da prefeitura acredito que vamos conseguir reerguer em poucas horas o parreiral”, afirmou.
foto:Bianca Mascarello Giotti/Assessoria de Imprensa |
Para auxílio, a Prefeitura orienta os agricultores a entrarem em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento pelo telefone 3292.1722.
Instituições publicas e casas também foram danificadas pelo temporal
Foram registrados casos de destelhamentos e quedas de árvores, entre outros danos. A Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Tarcísia, que atende 124 alunos, foi destelhada, o que ocasionou alagamento em diversas salas de aula, biblioteca e refeitório. A instituição estava em recesso escolar, portanto não houve feridos.Na manhã de domingo, uma verdadeira força tarefa foi realizada no local. A direção e o Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola reuniram-se para auxiliar na limpeza das salas e, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, foi colocado lona do telhado para evitar novos danos. O Prefeito Lídio Scortegagna e os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Jones Piroli, de Desenvolvimento Social, Ricardo Espíndola, e de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni Weber, também colaboraram na ação. Para subsidiar os custos da reforma, está sendo acionado o seguro municipal, que terá três dias úteis para averiguar a situação da escola. A Capela no prédio da Prefeitura Municipal também foi danificada devido ao destelhamento. Ainda no domingo, servidores municipais cobriram trechos do telhado com lona para que novos alagamentos não aconteçam.
Comentários
Postar um comentário