Trabalho de combate ao mosquito borrachudo tem sequência em janeiro em Flores da Cunha





A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza uma campanha para evitar a proliferação do mosquito borrachudo. No último sábado (20) a comunidade se mobilizou para aplicar o larvicida biológico Bacillus turinghiensis var. Israelensis (BTI) nos cursos de água. O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Jones Piroli e a Engenheira Agrônoma Stella Pradella estiveram vistoriando e orientando algumas aplicações pelo município, como na propriedade rural da família Bezzutti na Capela São Martinho. 
 fotos: Bárbara Lipp/Assessoria de Imprensa
Fiel seguidora do calendário de execução do programa, a agricultora Iracema Bezzutti realiza com muita energia e bom humor as aplicações ao longo do pequeno córrego que atravessa a propriedade familiar. “Desde que iniciou o programa eu sigo o calendário e percebo que ajudou a amenizar muito o problema”, destaca. Outra orientação da Secretaria seguida à risca pela proprietária diz respeito à limpeza das águas para evitar o acúmulo de matéria orgânica. “Eu retiro tudo: galhos, folhas, plásticos que foram arremessados no rio em outros pontos e acabam parando aqui. A limpeza ajuda muito na diminuição do mosquito”, explica. 
Para o Secretário de Agricultura é muito importante que as pessoas sigam o exemplo de Iracema e realizem a aplicação do produto na sequência do calendário e em pontos diferentes do arroio para ter efetividade no combate à praga. “Para interromper o ciclo da larva é importante dar continuidade às aplicações. O poder público está fazendo a sua parte, mas precisamos contar com o apoio de toda a comunidade”, reforça Piroli. 
O titular da pasta lembra ainda que no verão a incidência do mosquito aumenta e por isso a atenção deve ser redobrada. O BTI é fornecido de maneira gratuita pela Prefeitura para ser utilizado nos rios e arroios que cortam as propriedades rurais e atinge apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais aquáticos. 
As próximas aplicações do produto devem ocorrer nos dias 03 e 17 de janeiro. Caso alguém não receba o produto pode entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (54) 3292.1722. Outra medida de controle incentivada é a preservação e recomposição da mata ciliar e o repovoamento dos arroios com peixes, principalmente com o lambari, que é uma espécie predadora das larvas do mosquito borrachudo.

Fonte; Assessoria de Imprensa Prefeitura de Flores da Cunha 
 

Comentários