Excesso de chuva desfavorece que a uva atinja grau babo superior a 12 graus

Com início antecipado, os produtores de uvas na Região da Serra já estão na labuta da colheita. Para os associados da Cooperativa Agroindustrial Pradense,  não está sendo diferente. Com estimativa  de receber 8,5 milhões de quilos, a Cooprado já iniciou os trabalhos de recebimento. Conforme o presidente da entidade associativa, Sadi Macagnan, a antecipação da colheita deu-se pelas altas temperaturas no mês de agosto, pois fizeram com que a brotação iniciasse antes e a regularidade de chuvas colaborou para uma boa formação das bagas. 
Mas desde o final de dezembro, todos, praticamente, todos os dias a chuva cai na região e isso está diminuindo o grau babo da fruta. "Isto faz com que o grau médio fique três pontos abaixo da média do ano anterior  para as uvas precoces. Persistindo  esta situação climática teremos uma safra com qualidade inferior a de 2014. Esperamos que nos meses de fevereiro  e março ocorram  menos precipitações," diz Macagnan. 
Ele destaca que o trabalho dos produtores que  efetuaram as aplicações de fungicidas regularmente,  está conseguindo fazer com que a uva permaneça por mais tempo nas plantas e isso faz com que atinja um grau é maior." A primeira bordô chegava com  11 e 12 graus bado em média e nesta semana,  ultima de janeiro,  chega a 13 e 14. Será necessário uma quantidade maior de açúcar  para proporcionar um teor alcoólico de 11%".

A maioria das vinícolas buscam, devido ao mercado que aprecia mais os vinhos tintos, por uvas de colorações intensas como a bordô, violeta, cabernet, merlot, traçando assim uma disputa pela compra o que é bom para o produtor e ruim para as empresas. 
 Para manter o associado, a  Cooprado traçou uma meta de recebimento superior, visando atender as demandas por produtos de melhor qualidade, principalmente  as usadas para a fabricação de suco.  "A meta é receber 70% de de uva isabel e  30% de uva bordô. Para que isso ocorra a empresa segue os preços do mercado, valorizando o associado e efetuando os pagamentos com  prazos menores , aliás, muitos associados já receberam os insumos há meses para pagar com a safra." destaca. 
Além disso, a Cooprado oferece  assistência técnica aos produtores associados. Os profissionais passam informações é principalmente buscam  conscientizar   sobre o  uso de correto dos  agroquímicos, cuidados com a saúde e com o meio ambiente, para que haja  garantia de saúde alimentar aos consumidores dos produtos da Cooprado.





Comentários