Embrapa oferece área no Vale dos Vinhedos para construção do Campus da UFRGS na Serra



foto divulgaçao
Durante o encontro de Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) na sexta 20/02 em Nova Pádua,  primeiro encontro anual de 2015 o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus apresentou uma área de 23 hectares, de propriedade da instituição, localizada no Vale dos Vinhedos, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, a qual está disponível para a construção doCampus Serra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 
A notícia foi recebida com euforia pelos prefeitos. Muitos deles se manifestaram agradecendo a disponibilidade, uma vez que, por ser de propriedade do Governo Federal, facilitaria a doação para a Universidade. "Foi cogitada internamente a venda desta área, porém, para nós é muito mais gratificante utilizar o espaço para a instalação da UFRGS", disse Zanus.
O terreno está localizado em área nobre, a 5km de Garibaldi, 8km de Bento Gonçalves, 10km de Carlos Barbosa, 10km de Monte Belo do Sul, 35km de Farroupilha e 60km de Caxias do Sul. Além disso, a área fica a 2km da interseção com a RS-453.
O prefeito de Garibaldi, Antônio Cetolin acredita que este seja um passo extremamente importante, uma grande oportunidade. "É uma área neutra, um patrimônio da União que está sendo ofertado para a Região", enfatizou.
Para o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, o fato da Embrapa ter disponibilizado a área poderá potencializar a instalação da UFRGS. "Acredito que estamos maduros para entender que as disputas e vaidades afastam muitos projetos. Agora nós temos uma área. Não é a única alternativa dentro da Amesne, mas é a mais concreta e estou disposto a batalhar para que este projeto floresça", disse.
Em meio as manifestações, que incluíram a do prefeito em exercício de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti; do prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol; do prefeito de Boa Vista do Sul, Aloísio Rissi, ouviu-se o manifesto do prefeito em exercício de Caxias do Sul, Antônio Feldmann, que apresentou como proposta e defendeu em nome do Governo daquele município uma área de sete hectares, localizada na entrada de Caxias do Sul, na RS-122.
Devido às duas alternativas, o Presidente da Amesne também prefeito de Nova Araçá, Aicaro Umberto Ferrari sugeriu que se colocasse em votação e que a decisão da maioria fosse levada à Reitoria da UFRGS. Foram favoráveis à área disponibilizada pela Embrapa os representantes dos seguintes municípios:
- Nova Pádua
- Nova Araçá
- Cotiporã
- Vila Flores
- Marau
- Pinto Bandeira
- Casca
- Garibaldi
- Carlos Barbosa
- Bento Gonçalves
- Nova Bassano
- Coronel Pilar
- Paraí
- Santa Tereza
- Vista Alegre do Prata
- Veranópolis e
- Boa Vista do Sul
Feldmann manifestou-se favorável à área ofertada por Caxias do Sul, enquanto Farroupilha se absteve da escolha uma vez que o prefeito Claiton Gonçalves não estava presente e seus representantes na ocasião não tinham conhecimento da votação porém, manifestaram que apoiam a decisão da maioria.

Outros assuntos
O secretário municipal de Finanças de Farroupilha, Benami Spilki, participou da reunião e fez uma explanação sobre a situação do Hospital São Carlos. O assunto, bastante polêmico, foi levantado em encontro extraordinário realizado no dia 06 de fevereiro, em Bento Gonçalves.
Prefeitos e, principalmente, secretários municipais de Saúde manifestaram-se com relação aos problemas que vêm ocorrendo no que vem diz respeito a cirurgias e consultas de alta complexidade em traumato-ortopedia que não estão sendo realizadas em conformidade com o acordo celebrado entre Farroupilha e o Estado para os 28 municípios que fazem parte da área de abrangência. O fato vem ocorrendo desde agosto de 2014.
O Secretário ressaltou que o Município não tem recebido a verba para realização das cirurgias e que a situação do Hospital está bastante delicada. Desta forma, os prefeitos cobraram do Secretário o envio de um relatório até o início de março em que conste tudo que Farroupilha recebeu até o momento e tudo o que foi acordado com o Governo Estadual e que não está sendo cumprido.
Outro assunto em discussão foi o Cadastro Ambiental Rural, apresentado pelo presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider. O Presidente falou brevemente sobre a importância do Cadastro para as entidades ligadas à agricultura e também sobre as vantagens para os produtores. Após, Schneider se colocou à disposição para esclarecer as dúvidas dos participantes.
A reunião contou ainda com uma apresentação do novo coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Leonir Rasador, falou sobre a situação da Coordenadoria e demonstrou interesse num diálogo com os prefeitos e secretários municipais de Educação a fim de discutir temas referentes ao assunto que dizem respeito aos municípios que fazem parte da área de abrangência da instituição. Rasador salientou que os prédios pertencentes a antigas escolas estaduais desativadas podem ser cedidos aos municípios para que estes utilizem para fins educacionais, caso haja interesse destes.
A próxima reunião da Amesne será realizada em março, em data a ser definida, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. A Assembleia terá como enfoque principal a eleição do novo Presidente, que terá mandato de um ano, além da prestação de contas da gestão atual.

Comentários