9,6 milhões de quilos de uvas foram recebidas pela COOPRADO

Foto arquivo Vida no Campo 
Com um aumento de 30% em comparação a safra de 2013/2014, a Cooprado, produtora dos vinhos Primo Fior, encerrou a safra 2014/2015, com o número de 9,6 milhões de quilos de uvas processadas. Sendo que houve um crescimento de 80% de volume de uva bordô, violeta e couderc. Deste volume, 40%  foram destinadas pela cooperativa para a fabricação de suco, o qual é visto de forma mais rentável, haja vista que houve um aumento de consumo no país em 15%, enquanto que os vinhos houve a diminuição de 4%.

Conforme o presidente da Cooprado, Sadi Macagnan a qualidade das uvas também foi destaque nesta safra, sendo esta melhor que a do ano anterior, principalmente no que se refere a coloração. “O clima não foi favorável para as uvas precoces. O excesso de chuvas prejudicou estas e o trabalho do nosso produtor. O teor de açúcar ficou menor mas ainda é possível obter produtos de boa qualidade graças a tecnologia empregada pela empresa em máquinas e equipamentos”, destaca.
Além da qualidade da produção, outros pontos que ampliou o número de quilos recebidos pela Cooprado, conforme o presidente, é a política de preços empregada pela instituição e a segurança de entrega da produção fez com que os associados destinassem maior volume de uvas a serem entregues.

Visando já a safra de 2016, Macagnan já vê boas perspectivas. “O vinho a granel que não vem dando resultados há vários anos para as empresas do setor, deverá ter menor oferta nas próximas safras, pois as empresas de suco absorverão 70% das uvas. Na safra passada foram destinadas mais de 60% das uvas para produção de sucos. E dizem as lideranças do setor que vai faltar vinho daqui a dois anos, portanto passaremos a ter rentabilidade até com a venda de vinho a granel e por consequência pagar  um preço melhor pela uva. Este é a nossa meta” conclui, Sadi.

Comentários