Central Cresol Sicoper realiza 1ª edição do Seminário Crescer

  Buscando cada vez mais integrar o tema sustentabilidade e debater pontos estratégicos para o desenvolvimento do cooperativismo e do crédito rural, a Central Cresol Sicoper realizou o 1º Seminário Crescer, que teve como tema Introdução à responsabilidade socioambiental no Sistema Central Cresol Sicoper e sua interface com a aplicação do crédito. O encontro teve como objetivo analisar os principais aspectos relacionados ao risco socioambiental no Sistema e sua correlação com o crédito agrícola e recursos próprios. Além disso, representou um momento para aprofundar as condições nas quais a Central Cresol Sicoper está aplicando os recursos para seu quadro social.
    Conforme o Diretor-Presidente do Sistema, Gelson José Ferrari, é fundamental pensar e debater sobre o tema da responsabilidade socioambiental. “Nós, enquanto instituição financeira, temos o papel de facilitar o acesso e pulverizar o crédito, mas não podemos esquecer que, como organização, também temos a missão de contribuir para o desenvolvimento tanto de nossos associados quanto das comunidades, pensando não apenas no aspecto econômico, mas também social e ambiental. Assim, neste evento, temos a oportunidade de debater sobre como podemos assumir ações de responsabilidade social e de como podemos financiar atividades e cooperados que também assumem esse compromisso”, ressalta.
    A atividade reuniu dirigentes das Cooperativas Singulares vinculadas ao Sistema e contou com a presença de representantes de instituições parceiras como Banco Central do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Associação Brasileira dos Bancos, Unicafes e Cresol Central. O evento foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, no hotel Vila Vergueiro, em Passo Fundo – RS.
    Segundo Mauri de Andrade, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a responsabilidade socioambiental é um tema cada vez mais presente na realidade das instituições financeiras, que além de crédito bem-feito, devem se preocupar com fatores extremamente limitantes como água e solo. “Por isso, nós temos que encontrar juntos uma alternativa para que os problemas ambientais sejam minimizados e o sistema financeiro não poderia ficar de fora disso. O crédito tem vários instrumentos e implicações que envolvem essas atividades e nós acreditamos muito no trabalho do Sistema Cresol, sendo que os cuidados socioambientais passam a ser de todos nós daqui pra frente”, descreve.
    Conforme o Diretor-Presidente da Cresol Pajeú de Pernambuco, Ailson Sousa, o seminário proporcionou conhecimento, a exemplo das boas práticas apresentadas, e contribui para o fortalecimento do Sistema como um todo. “Sabemos que a realidade de Pernambuco é muito diferente da região Sul, mas não é pecado aproveitarmos as experiências de sucesso, adaptando e transformando à nossa realidade. E o tema proposto também é extremamente relevante para pensarmos como podemos facilitar o acesso ao crédito, pensando na responsabilidade, sustentabilidade e em uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações”, destaca Sousa.
________________________
Assessoria de Comunicação da Central Cresol Sicoper

Comentários