Federalização da BR-470 é assinada em Brasília

Durante a assinatura do Termo de Transferência, no gabinete do ministro dos Transportes, Sartori disse que a medida representará impactos positivos para o escoamento da produção, a infraestrutura e a logística - Foto: Divulgação

Atendendo a uma antiga reivindicação de municípios gaúchos, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) e o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) oficializaram nesta terça-feira (17), em Brasília, a federalização da BR-470. O Termo de Transferência foi assinado no gabinete do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, com a presença do governador José Ivo Sartori.

"A BR-470 é uma importante via de acesso para, no mínimo, 16 municípios gaúchos. O ato de federalização contribui para o desenvolvimento econômico em nosso Estado e representará impactos positivos para o escoamento da produção, para a infraestrutura, para a logística e o transporte", salientou o governador.

Com a federalização, a União terá de fazer as obras necessárias, o que possibilitará o desenvolvimento da infraestrutura e da logística de uma importante região gaúcha. A federalização prevê a absorção de 234,2 km da rodovia estadual pela malha rodoviária federal.

A BR-470 fica entre os municípios de Arroio dos Ratos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e Lagoa Vermelha, na região de Campos de Cima da Serra, no nordeste gaúcho. No total, possui 470,4 km de extensão no Rio Grande do Sul.

Além do governador, estavam presentes o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e o diretor-geral do Daer, Ricardo Moreira Nunez. Acompanharam também a solenidade deputados estaduais e federais, prefeitos, a senadora Ana Amélia Lemos e, pela Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas.

Comentários