Fenavindima muda formato do evento e conquista público

Divulgação 
A 13ª Festa Nacional da Vindima comemora os resultados dos 12 dias de evento. Com ousadia, os realizadores - Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Flores da Cunha e a Associação Fenavindima - mudaram o formato da Festa e conquistaram a aprovação do público. A intenção foi resgatar as tradições e a cultura italiana, enaltecendo o perfil festivo dos imigrantes nas atividades ao redor da mesa, como almoços, jantares, jogos de bodega, encontros, canto e dança. A expectativa dos organizadores de envolver a comunidade florense em sua maior festa e de, assim, atrair turistas se mostra atingida com os números finais da Fenavindima. Somando as ações esportivas, os desfiles de Carros Alegóricos e as visitas ao Parque da Vindima Eloy Kunz, a festa recebeu mais de 78.400 mil pessoas.

Os quatro desfiles comoveram o público pela interatividade, originalidade e alegria dos figurantes, que distribuíam aos espectadores uva, polenta feita na hora, pães, grostoli, chimia, bolo e graspa, entre outros produtos coloniais. No último desfile, realizado domingo à tarde, a emoção tomou conta dos participantes do Corso Alegórico e contagiou o público. A rainha Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni desceram do Carro, e como forma de agradecimento, entregaram rosas aos turistas e à comunidade. “Flores da Cunha respirou Fenavindima, esse sentimento corre nas nossas veias e nós estamos orgulhosos de todos vocês. Vou carregar comigo cada imagem, cada carinho, cada gesto de amor que vocês tiveram com este trio”, disse a rainha ao se despedir.

Os florenses abraçaram o evento desde o concurso que elegeu a rainha e princesas. A cidade respirou Fenavindima: As lojas foram decoradas com objetos e vestuários da época da imigração italiana, carros foram adesivados e a grande maioria aderiu a campanha #eusoufenavindima no Facebook e no Instagram. A advogada Vanessa Smiderle mora no caminho do Parque da Vindima e para dar boas-vindas aos visitantes produziu um ambiente da casa com vista para a rua para que os turistas pudessem presenciar através de móveis, fotografias e artesanato um pouco da cultura dos antepassados. E quem veio a Flores da Cunha, não poupou elogios. Italo Bertoli e a filha Heloisa, de Minas Gerais, ficaram encantados com o que encontraram. “O vinho é excelente, a uva tem sabor, o interior do município conta com belíssimas paisagens e as pessoas são receptivas”, disseram.

Em seu pronunciamento, no encerramento do evento, o presidente desta edição, Ricardo Pagno agradeceu a comunidade florense, as comissões de organização do evento e aos turistas. Se declarou um apaixonado pela agricultura, pela uva e pelo vinho de Flores da Cunha e finalizou emocionado: “Gratidão é o que sinto por todos que se envolveram, eu tiro meu chapéu para vocês”.

O secretário de Turismo de Flores da Cunha, Everton Sacrmin, comemorou o resultado do intensivo trabalho para envolver a comunidade e as entidades do município na orgnização do evento. “A festa foi um sucesso devido a integração de todos”, frisou. O prefeito Lídio Scortegagna, destacou que a organização buscou fazer com que o municipio ocupasse o lugar merecido. “Nós trouxemos para Flores da Cunha muitas pessoas e lideranças para mostrar que Flores da Cunha está presente no cenário estadual e nacional. Para isso, convocamos a toda nossa comunidade para que continuemos unidos e que este clima de Fenavindima possa perpetuar nos próximos anos para que possamos agregar todas as nossas forças e fazer com que este município cresça ainda mais”, concluiu.

17 toneladas de uva distribuídas
A uva é a grande razão da Festa Nacional da Vindima acontecer. Quem visitou o Parque da Vindima Eloy Kunz durante os 12 dias de festa, foi surpreendido pelo aroma e pela beleza das 516 uvas expostas (407 pelo concurso e 109 somente para exposição). Além de apreciar as 40 variedades exibidas, os visitantes foram agraciados com a distribuição de 17 toneladas de uvas isabel, niagara branca e niagara rosada, durante a Festa e na realização dos desfiles.

Alimentação
O Festival do Menarosto foi intensamente procurado. Durante todo o evento 7 mil pessoas degustaram o prato típico do município. No Ristorante Dolce Italia da Escola de Gastronomia, no Trattoria Pastine e na venda de pratos executivos do Ristorante da Festa mais de 5.500 atendimentos foram realizados. Na Casa di Noni, onde são comercializados produtos coloniais, foram vendidos 1000 quilos de queijo, 600 unidades de salame e 5.400 pães feitos na hora em forno a lenha.

Confira os números:
Público total: 78.400 mil

Bilheteria: 44.000
Cortesias: 5.700
Escolas: 700 alunos
Semana da Agricultura Familiar: 1.000
Atividades esportivas: 9.000
(Veloterra, Campeonato de Futevôlei, Campeonato de Volei de Areia, Etapa Fenavindima de Corrida, Campeonatos Municipais de Futebol, Torneio de Laço, Mountain Bike - Etapa Estadual de Ciclismo, Torneio de Tênis)
Desfiles: 18.000

Uvas distribuídas: 17 toneladas

Alimentação
Festival do Menarosto: 7 mil
Pratos Executivos, Escola de Gastronomia e Pastine: 5500

Casa di Noni:
Pães: 5400 unidades
Queijo: 1000 quilos
Salame: 600 unidades

Assessoria FenaVindima

Comentários