Festa das Cores: evento de conscientização sobre o uso de drogas. Confira entrevista com coordenadora do programa Viva Mais


Com objetivo de promover diversão saudável e conscientizar os adolescentes de 12 a 17 anos como é possível se divertir sem usar álcool e drogas, o Programa Viva Mais, que promove prevenção e promoção a saúde a todos de Nova Roma do Sul, realizará no DOMINGO dia 29 de março mais uma edição do Viva Mais Teens, Festa das Cores, no Centro de convivência Renascer, a partir das 19h, com musica a cargo de DJ, Bartendr’s, brinde surpresa, diversão e conscientização, que terá como facilitador Marcos Daudt, da ONG Cuidar Jovem de Porto Alegre.

Para saber mais obre este projeto, a Vida no Campo conversou via e-mail com a Coordenadora do Programa Viva Mais, a Assistente Social Rosane Fontana Lorenzini, que nos conta um pouco de como surgiu a festa, seus objetivos, sua organização e os resultados que estão sendo obtidos. Ela destaque que um dos motivos da festa de conscientização surgiu após pesquisa mostrar que os adolescentes iniciavam o uso de bebidas alcoólicas a partir dos 12 anos. Confira a seguir.



Vida: Rosane, conte o que fez o programa Viva Mais a iniciar esta festa de conscientização para os adolescentes?

Rosane: “O que nos levou a criar esta ação, foi a necessidade de promover lazer e diversão saudável aos adolescentes de Nova Roma do Sul, uma vez que o município tem carências importantes neste segmento. Não temos cinema, teatro, shopping, ou qualquer outra diversão, principalmente para este público tão jovem.

O Programa Viva Mais entende que fazer a prevenção ao uso álcool e outras drogas, principalmente para adolescentes, é de fundamental importância para um desenvolvimento sadio e consciente. É justamente por serem adolescentes é que estão mais vulneráveis a experimentação ou iniciação do uso de substâncias psicoativas

Outro forte e decisivo motivo que nos faz promover esse tipo de festa e outras ações, são duas pesquisas científicas realizadas em Nova Roma do Sul com os alunos da Escola Estadual, que mostra o uso precoce de álcool, que tem seu início aos 12 anos e quatro meses de idade, o que fica ainda mais precoce o uso, se comparado aos dados nacionais. Temos um fator bastante forte que é a cultura do vinho que é passado por gerações e que influencia o beber ainda muito jovem.

Os resultados destas pesquisas causaram junto aos profissionais de saúde, educadores e pais, grande preocupação. Ações e atividades foram realizadas, porém, algo mais precisa ser feito. Sendo assim, neste ano de 2015, estamos iniciando um programa de prevenção ao uso de drogas psicoativas, junto a Escola Estadual, como projeto acadêmico do meu mestrado em dependência química pela UFRGS, tendo todo o respaldo científico de professores e profissionais da área. Esperamos, num futuro próximo, colher bons frutos dessas ações. O projeto será o Programa Viva Mais na Escola.”


Vida: Dentro desta meta o que é apresentando durante a festa aos adolescentes participantes?



Rosane: “Assim, a Festa Teens tem dois grandes objetivos: promover diversão saudável e conscientizar os adolescentes que é possível se divertir estando “limpos”, sem uso de qualquer droga.

Para tanto, em todas as edições da Festa Teens é feito pequenas intervenções, com profissionais da área, falando da importância de adotar hábitos saudáveis e aí entra o não uso de drogas, sexo seguro, a questão da violência na escola, entre outros.

Todas as edições são temáticas e esta é a Festa das Cores, simbolizando, a alegria, o movimento, a diversão saudável, as amizades, a diversidade.

Teremos nesta edição como facilitador, o Marcos Daudt, da ONG Cuidar Jovem de POA, que tem um trabalho reconhecido com os adolescentes nas festas, principalmente nas festas das escolas de informação e conscientização dos malefícios do uso de substâncias psicoativas.

Ele tem uma linguagem que o jovem entende e gosta. A didática utilizada é bem aceita pelos adolescentes e jovens adultos.

Lembrando, que a festa é só para adolescentes entre 12 e 17 anos, por entendermos que esta faixa etária necessita de maiores cuidados em função de serem seres em formação, onde o córtex frontal, área do cérebro que responde pela razão, ainda está em formação e por isso é considerado mais vulnerável e influenciável.”



Vida: Da primeira edição a está, quais foram os resultados obtidos?



Rosane: “Quanto aos resultados de ações como esta, podemos avaliar como maior conscientização desses jovens quanto ao uso de álcool e outras drogas, como mostraram os dados da segunda pesquisa realizada em 2013, em relação a primeira realizada em 2010.

Acreditamos que as informações repassadas, fizeram com que o jovem no mínimo refletisse melhor o que ele quer para o seu futuro, para a sua saúde e para a sociedade que ele vive.

Sempre deixamos claro que ele é responsável pelas suas escolhas e que o nosso papel enquanto profissionais da saúde e educadores, é de informar, orientar e se possível, conscientizar que é um patamar nem sempre fácil de se alcançar.”

Comentários