Produtos típicos de Páscoa - Foto: Divulgação |
A diretora do Procon RS, Flavia do Canto Pereira, destaca justamente a importância da pesquisa de preços, que pode variar bastante de um estabelecimento para outro. “Além disso, crianças não devem acompanhar os pais na hora das compras. Elas são fortemente influenciadas pelas propagandas na mídia e acabam optando por produtos que nem sempre são os mais indicados”, afirma. Flávia também ressalta que as informações nutricionais nas embalagens devem ser completas, com alertas para pessoas com restrições alimentares e no caso de componentes alergênicos.
Além de pesquisar os preços e estar atento à tabela nutricional, também é importante conferir o peso dos ovos. Embalagens e brindes não podem estar incluídos nessa informação. Caso o ovo, cesta ou kit contenha brinquedos, o rótulo deve ter o selo do Inmetro e indicação da idade adequada para o uso desse objeto. O produto deve estar exposto em local adequado, protegido do calor e da luz solar, com embalagem fechada, em boas condições e com o conteúdo bem protegido de contaminação.
Semana Santa – A diretora do Procon RS também alerta para os cuidados na hora de comprar pescados para a Sexta-feira Santa. "Cheiro e aspecto são bons indicativos das condições do produto, mas é preciso levar em consideração também como estão expostos", diz Flávia. No supermercado, peixes e frutos do mar devem estar em balcão frigorífico, conservado no gelo. Na feira, ao ar livre, os produtos devem ser protegidos por cobertura de gelo picado e isolados do sol e insetos. Pescados congelados devem ser conservados, obrigatoriamente, a temperaturas abaixo de 18 graus negativos, com indicação da data de acondicionamento e prazo de validade.
Ascom/SJDH
Comentários
Postar um comentário