Talian 2ª Língua mais falada no Brasil e sendo resgatada em Antônio Prado

Parlemo el Talian de la maniera che gavemo imparà del pupà, da mama, dei noni, dei bisnoni. (Falamos o Talian de maneira que aprendemos de nosso pai, mãe, avós, bisavós). Muitas pessoas mesmo descendentes de italianos entendem, mas não falam o Talian. Anos anteriores, quem chegava na cidade e falasse Talian era taxado de “colono”. Mas graças a influência dos avós a língua foi mantida principalmente nas pequenas cidades do interior da Serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
O dialeto é falado por cerca de 500 mil pessoas em 133 cidades brasileiras, por conta disso tornou-se patrimônio Nacional. Embora o certificado que reconhece a língua dos "nonos" como patrimônio histórico e artístico nacional não garante a sobrevivência do "talian", entre os descendentes, mas amplia o apoio a pesquisas e à divulgação do dialeto.

No final de fevereiro, inicio de março deste ano de 2015, foi fundada a Associação de Preservação do Talian em Antônio Prado, cidade com o maior acervo arquitetônico que retrata a imigração italiana, com o objetivo de resgatar a língua. 

Nas escolas, um projeto da prefeitura municipal incluiu, em 2010, no currículo escolar das instituições municipais o aprendizado do Italiano. O estudo e a divulgação da língua e cultura italiana foram iniciados nas escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e João XXIII, com os estudantes da educação infantil ao 5 ano. As atividades são ministradas pela professora Maria Inês Bernardi Chilanti, que há 15 anos se dedica ao aprendizado do Italiano e do Talian para crianças e adultos. 

1ª Turma de Talian da Prof. Maria Inês. Foto: Divulgação
A professora, além de participar dos encontros semanais na Associação de Preservação do Talian,(realizados todas as 4ª feiras, na sede da entidade localizada na Rua Dr. Osvaldo Hampe, 400) ensina o Talian, desde novembro do ano passado, um grupo de adultos, formado por mais de 20 pessoas, que se identificam por Testemunhas de Jeová. Segundo ela, eles tem se esforçado para aprender o Talian e este tem o “objetivo de alcançar a fluência no idioma com a finalidade de realizar seu trabalho de ensino bíblico para os descendentes de italianos em sua língua materna”. 

Maria Inês somasse a um grupo de mais de 20 pessoas que quer ver a população da cidade mais italiana do Brasil a comunicar-se em Talian. Confira um pouco mais sobre o trabalho dela e a opinião do que precisará ser realizado para que o Talian se torne língua oficial no município

Maria Inês, 15 anos dedicando-se ao
Italiano e agora ao ensino do Talian
Foto; reprodução Facebook
Maria Inês quanto tempo é professora de Talian?

Com o Talian, estamos encerrando agora em março a primeira turma. Iniciamos em novembro. Uma turma muito interessada e com o objetivo de aprender a falar, ler, escrever e praticar o Talian. Com o italiano, junto com o talian, nas escolas municipais, são seis anos. Com adultos através da ACIRS e o Circulo Cultural Italo Brasileiro de Antônio Prado, são quase quinze anos.



Qual a sua opinião quanto ao ver que Antônio Prado é vista pelo seu patrimônio arquitetônico a mais italiana e que aos poucos está resgatando a sua cultura. Você acredita que com a oficialização do Talian como sendo a 2ª língua mais falada no Brasil, o município poderá adorar esta como uma segunda língua oficial, local?

Antônio Prado tem muito a fazer para que um dia o Talian seja adotado como segunda língua oficial. Agora fundamos uma associação com o objetivo de preservar, praticar, aprender o Talian, uma das primeiras do estado, fundadas com este objetivo, mas a participação do pradense ainda é muito restrita, tímida. Não conseguimos e talvez ainda nem foi pensado pelas autoridades em decretar uma semana ( talvez em maio) de pratica, de uso do talian, no comércio, no serviço, enfim, no dia a dia, em todas as situações do pradense, entre ele e visitantes.

Para que o Talian passe a ser visto como uma fala normal e não mais como sendo a dos "colonos", dito pre conceito, o que é preciso fazer?

Com esta prática e com o tempo, isso poderá fazer com que o Talian passe a ser visto como uma fala normal e não mais como sendo uma fala dos “colonos”. Como segunda língua a ser adotada como oficial, acredito que vai demorar, poderá ser praticada, exercitada, valorizada, com atividades recreativas, culturais nas escolas, clubes e eventos.

No meio que convivo já deu para perceber a mudança de se expressar das pessoas, antes do reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, poucas ou quase nenhuma das pessoas falavam o Talian, hoje as pessoas fazem questão de demonstrar que falam, que entendem, que sabem o Talian, começaram a ter orgulho de ter este saber.



Então, Amigo Talian, não deixe a língua que você aprendeu em casa e de graça seja esquecida pelos seus filhos, ensina-os.

Comentários