Conheça a ECONATIVA apoiador da ExpoIpê

produtos Econativa. Fotos: Divulgação
      A Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul do Estado de Santa Catarina- ECONATIVA, foi fundada em junho de 2005 no município de Três Cachoeiras – RS, hoje conta com 40 sócios que representam os agricultores ecologistas da Região do Litoral Norte, envolvendo os municípios de Torres, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul e Mampituba.

O nome foi construído a partir da vivência das pessoas envolvidas, ECO- resoar, e NATIVA - a preservação dos costumes e relações dos envolvidos com o meio ambiente, assim surge o nome Cooperativa Econativa, que ecoa as relações a convivência das pessoas que preservam o meio ambiente.

Em Ipê, foi fundada a filial em março de 2009, envolvendo os municípios de Ipê, Antônio Prado, Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Alegre dos Campos e Nova Roma do Sul. A filial ECONATIVA IPÊ conta hoje 65 FAMÍLIAS associados.

O trabalho comum que ambas as regiões tem com a agricultura ecológica, envolvimento esse que se iniciou em 1990 com a feira ecológica do Parque da Redenção em Porto alegre, foi o que motivou a criação de uma filial da ECONATIVA. Outro fator predominante é a presença do Centro Ecológico como instituição de assessoria, e também pela afiliação de ambas as regiões à CERTIFICADORA PARTICIPATIVA DE PRODUTOS ORGÂNICOS Rede Ecovida de Agroecologia.

A agricultura ecológica em Ipê surgiu na década de 1980, através do trabalho pioneiro da Engenheira Agrônoma Maria José Guazzelli. A implementação do trabalho se deu através da assessoria realizada pela ONG- Centro Ecológico, localizado em Ipê e com atualmente com filial no município de Dom Pedro de Alcântara no Litoral Norte do RS e serve de Centro de Assessoria e estudos.

Com a parceria do Centro Ecológico com a Pastoral da Terra – entidade ligada à Igreja Católica - foram sendo criados os grupos de agricultores ecologistas, organizados através de associações. 

A agro industrialização da produção proporcionou aos agricultores um maior aproveitamento dos produtos e uma renda melhor, facilitando, inclusive a comercialização, tanto nas feiras, quantos em outros mercados antes inatingíveis para os pequenos agricultores.Com o intuito de auxiliar as associações de agricultores ecologistas na comercialização algumas variedades in natura, foi criada a Central de Comercialização, com sede em Ipê. Com o aumento dos pedidos sentiu-se a necessidade de uma entidade legalizada que suprisse a demanda maior de distribuição de produtos da agricultora ecológica, participando inclusive de licitações públicas, projetos institucionais e outros, criou-se a COOPERATIVA ECONATIVA- Filial Ipê 


OBJETIVOS

-Ser ponto de referência do recebimento e comercialização da produção dos associados valorizando a sustentabilidade e viabilidade dos associados.

-Incentivar os agricultores para diversificarem a produção em suas propriedades;

-Ser uma entidade representativa na região;

-Servir de referencial para divulgar o trabalho da agricultura ecológica em outras regiões do estado, do país e do exterior;

-Atender os agricultores com insumos necessários para a produção da agricultura ecológica e agro industrialização;

-Produzir alimentos de alta qualidade preservando a natureza e gerando saúde à mesa do consumidor.


COMERCIALIZAÇÃO


O inicio da comercialização se deu na busca de mercados diferentes dos já existentes, basicamente feiras em Porto Alegre, Caxias do Sul e Antonio Prado, iniciou a venda com o mercado Zafari que possui uma boa fatia na demanda da colocação dos produtos dos associados .Com a proposta institucional dos governos Estadual e Federal se inicia com a Merenda Escolar que chegou-se a comercializar com 27 municípios, hoje comercializa com 13 municípios atingindo mais de 50.000 alunos. O PAA também assume papel importante na colocação da produção da agricultura familiar favorecendo consumidores com qualidade dos produtos orgânicos.

Com uma gestão participativa, planejamento de produção que atenda a grande diversidade agrícola (mais de 70 produtos in natura e 35 industrializados ) e capacidade de agregar e inserir novos agricultores ecologistas a Econativa busca através da diversidade de mercados (PAA, PNAE, Lojas de Produtos naturais, Circuito de comercialização, supermercados, restaurantes, hotéis), fornecer alimentação orgânica a população da região e Brasil numa relação de parceria entre agricultores e consumidores, em 13 municípios da serra gaucha, 7 municípios na região do litoral norte, e municípios do Paraná,São Paulo. 

Outro espaço de comercialização onde a Econativa insere-se é o circuito de comercialização composto pela agricultura familiar agro ecológica dos estados do Sul do Brasil que vem fortalecendo os laços de comercialização e estendendo a possibilidade de comercializar com os centros econômicos em São Paulo, Curitiba e Florianópolis, que nada mais é um intercâmbio dentro da Rede de Certificação Participartiva- ECO VIDA, de produtos das diferentes regiões do Brasil.

Para fomentar a produção ecologia e apoiar famílias de agricultores ecologistas de outros municípios, construiu outras parcerias, entre elas com Agroindústrias familiares: Agro Catarina e Da Serra do município de Ipê, Agroindústria Carraro de Monte Alegre dos Campos,Pérola da Terra de Antônio Prado, com agricultores ecologistas e feiras de Nova Bassano, Parai, Nova Prata, Caxias do Sul, Farroupilha, Antônio Prado, Garibaldi, Bento Gonçalves e, com os agricultores do litoral norte do RS e Sul de Santa Catarina onde atua a sede da Cooperativa.
ESTRUTURA

Hoje a cooperativa possui uma funcionária permanente e esporadicamente temos vários colaboradores associados, que ajudam no semi processamento dos produtos in natura e outras atividades que surgem..

Possui um pavilhão em parceria com o Centro Ecológico, e equipamentos básicos para o simi processamento dos produtos.
A logística é feita por transporte próprio: Um caminhão e um veiculo leve e terceirizado conforme a demanda das vendas.




Fonte: Econativa





Comentários