Encontrados focos do mosquito transmissor da dengue em bairros de Flores da Cunha

Foto: Gabriela Fiorio/Assessoria de Imprensa
A prefeitura de Flores da Cunha através da secretaria de Saúde, alerta a comunidade para o grande risco de uma possível infestação de dengue no município. O setor da Dengue já registrou três focos positivos do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue nos bairros Aparecida e São Gotardo, entre os meses de dezembro de 2014 e fevereiro de 2015.
Segundo Fernanda Ramos, responsável pelo setor, devemos ficar alertas. “Muitos focos estão sendo encontrados no nosso município e região e estamos receosos. O risco está ficando cada vez maior” alerta.
Uma questão que está se tornando problema no município é a coleta de água da chuva para aproveitamento doméstico, pois os depósitos não estão devidamente cobertos, assim sendo possíveis criadouros de mosquito da dengue. As pessoas podem e devem, dentro de suas possibilidades, armazenar água da chuva, desde que protejam os depósitos, cobrindo com uma tela flexível para que tenha uma boa vedação ou com um pedaço de tecido ou lona, desde que fiquem bem esticados para evitar acumulo de água.
Outro ponto a ser levado em consideração é a destinação correta dos pneus. Eles não devem ficar expostos ao ar livre, nem abandonados em terrenos baldios. Os pneus podem ser deixados nas revendedoras ou nas borracharias no momento da troca.
A água parada é um dos agravantes para a proliferação do mosquito e precisamos nos conscientizar para não sermos amanhã ou depois um município infestado de dengue.
A comunidade pode contribuir para um bom desenvolvimento do Programa da Dengue, aceitando e colaborando nas atividades de prevenção desenvolvidas pela equipe no município, atividades estas como mapeamento da cidade, denúncias, vistorias em armadilhas e em pontos estratégicos.
 
Participe das ações para prevenir a dengue e evitar a reprodução do mosquito transmissor:
 
- Não deixe acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros
- virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.
- Coloque areia ou terra nos pratos dos vasos de plantas. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
- Coloque desinfetante semanalmente nos ralos quando estes são rasos e conservam água estagnada em seu interior.
- Limpe as calhas e canos e confira regularmente para evitar que um leve entupimento crie reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
- Realize o tratamento com cloro de piscinas
- Seja consciente com seu lixo e não despeje material em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
- Tampe caixas d’água, cisternas, tonéis, barris e latões de lixo
- Lave o pote de água dos animais semanalmente.
 
Conheça os sintomas da dengue
 
Os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre 5 a 7 dias. Os principais sinais são:
 
- Febre alta com início súbito (39° a 40°C)
- Forte dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
- Perda do paladar e apetite
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
- Náuseas e vômitos
- Tontura
- Extremo cansaço
- Moleza e dor no corpo
- Muitas dores nos ossos e articulações
- Dor abdominal (principalmente em crianças)
 

Comentários