Fepagro integra livro que reúne as melhores práticas em Biblioteconomia no Estado

Nêmora Rodrigues coordena o capítulo sobre as bibliotecas
 especializadas - Foto: Solange Brum/Fepagro


A Biblioteca da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) está presente no livro 'As melhores práticas em Biblioteconomia no Rio Grande do Sul', organizado por Jussara Pereira Santos, editado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e lançado em março deste ano. Uma das bibliotecárias da Fundação, Nêmora Rodrigues, coordena o capítulo sobre as bibliotecas especializadas no Estado.

Nêmora conta que a Biblioteca da Fepagro originou-se da Biblioteca Central da então Secretaria da Agricultura e Abastecimento, hoje Secretaria da Agricultura e Pecuária (SAP). A Biblioteca Central reuniu os acervos do extinto Departamento de Pesca, da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola e dos institutos de pesquisa que, ao serem extintos, formaram a Fundação. Eram eles: Instituto de Pesquisas Agronômicas (Ipagro), Instituto de Pesquisas Zootécnicas Francisco Osório (IPZFO), Instituto de Pesquisas de Recursos Naturais Renováveis Ataliba Paz (IPRNR 'P') e Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) – ainda em atividade.

"A Biblioteca Central foi criada em 1945, com o objetivo de atuar como principal canal de transferência contínua de tecnologia e de informações para o benefício das atividades desenvolvidas na SAA, possibilitando a comunicação técnico-científica por meio de intercâmbio de informações entre usuários e instituições brasileiras e internacionais", explica Nêmora.

Ela destaca que, a partir de 1994 (data da criação da Fepagro), houve um incremento na informatização dos serviços, iniciando assim a utilização da internet. "Apesar de contar com um único ponto de acesso na biblioteca, constituiu-se um pioneirismo".

As atividades da Biblioteca da Fepagro incluem o suporte à Comissão Editorial da instituição: a revisão e normatização dos trabalhos de divulgação da produção técnico-científica dos pesquisadores da Fepagro, além de demais contribuições enviadas por outros autores. "Esse material é publicado nos boletins e circulares técnicas, assim como na revista científica Pesquisa Agropecuária Gaúcha (PAG)".

Assessoria Palácio Piratini

Comentários