Prefeito Marino Testolin compararece em encontro do CISGA E DA AMESNE

foto divulgação
O Prefeito Municipal Marino Antônio Testolin esteve na última sexta-feira, dia 10, no município de Veranópolis para participar da reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) e da assembleia da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) , além de presenciar a abertura da Femaçã.
A reunião do CISGA foi na Prefeitura Municipal de Veranópolis, iniciou as 10 horas da manhã. Estiveram presentes também os Prefeitos de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol, de São Marcos, Demétrio Carlos Lazzaretti, de Garibaldi, Antônio Cettolin e de Carlos Barbosa, Fernando Xavier, além do presidente do CISGA o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. Como pauta principal ficou a busca por soluções para a questão dos resíduos sólidos, o geólogo Pedro Schnack apresentou algumas alternativas para a destinação destes resíduos. Mas, enfatizou que o primeiro passo deve ser dado dentro dos Municípios com a elaboração de um plano padronizado de recolhimento, educação ambiental e separação. "Cada consumidor tem uma responsabilidade direta pelo lixo que produz. O lixo domiciliar deve, antes de mais nada, ser reduzido, para, então, ser separado e reciclado. E isso depende de cada um de nós", destaca. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves)
Hoje os 10 Municípios integrantes do consórcio, juntos, gastam mais de R$ 18 milhões com recolhimento e destinação dos resíduos. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves).

A assembleia da AMESNE aconteceu no Centro de Eventos de Veranópolis, começou por volta das 14;00 horas e teve duração de aproximadamente 3 horas e 20 minutos. Na ocasião o principal tema discutido foi o Cadastro Ambiental Rural- CAR, onde em acordo com todos os presentes, decidiram fazer o pedido de prorrogação de um ano, para quem ainda não tem o Cadastro Ambiental Rural. o CAR é um instrumento de gestão que possibilita a regularização ambiental dos imóveis rurais de todo país, os dados informados são declaratórios, de responsabilidade do proprietário e farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural. (SiCAR). É um registro eletrônico que tem por finalidade integrar as informações ambientais, referentes às Áreas de Preservação Permanente (APPs), áreas de Reserva Legal, áreas de remanescentes de vegetação e áreas consolidadas. Auxilias, também, no planejamento ambiental e econômico do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. O CAR abre oportunidades para quem tem compromisso com o meio ambiente e quer produzir e vender mais, com foco num dos setores mais rentáveis do agronegócio: A economia verde.
Após os dois encontros, o Prefeito Municipal Marino Testolin compareceu na solenidade de abertura da Femaçã e pode prestigiar o início deste evento

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários