Secretaria da Saúde florense orienta população sobre a prevenção do escorpião

ilustração
A Vigilância Sanitária de Flores da Cunha tem registrando casos de escorpiões nos bairros centrais do município. A espécie encontrada é a Tityus Costatus, que representa pouco risco para a população. Este escorpião possui veneno considerado de baixa toxidade, sendo o principal sintoma da picada a dor local, podendo ocorrer reações alérgicas.
A espécie do aracnídeo pode ser identificada pelo corpo escuro, cauda e patas manchadas de marrom com amarelo.
A fiscal sanitária, Fernanda Zim, afirma que não há como extinguir a espécie. “Não existe veneno para matar os escorpiões. Com o veneno eles vão criar resistência. Nós podemos se conscientizar para evitar a proliferação”, ressalta.
De acordo com Fernanda, com pequenas ações podemos diminuir o número da espécie nas áreas centrais, já que a erradicação dos escorpiões não é possível, pois desempenham um papel importante no equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos, devendo ser preservados na natureza.
Os escorpiões, com a chegada do frio, necessitam de abrigo e áreas externas de imóveis com empilhamento de madeira, tijolos, telhas; terreno baldios e frestas em paredes e janelas são propícios à ocorrência e proliferação de escorpiões.
Para isso, em áreas externas, é necessário manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar, acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, não jogar lixo em terrenos baldios, eliminar fontes de alimentos para os escorpiões como baratas, aranhas, grilos e insetos pequenos, evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões como obras de construção civil e terraplanagens que possam deixar entulhos, superfícies sem revestimentos, umidade, entre outros, remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo, manter fossas sépticas bem vedadas para evitar a passagem de baratas e escorpiões, rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.
Já em áreas internas, algumas medidas também ajudam a evitar que o aracnídeo entre: não deixar frestas nas paredes, vedar soleiras de portas, reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas, telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques, além de verificar roupas, inclusive as de cama, calçados, toalhas de banho e rosto, panos de chão e tapetes antes de usar.
Para evitar a picada, usar luvas de raspa de couro ou similar e calçados fechados durante o manuseio de materiais de construção, transporte de lenha, madeira e pedras em geral, manter berços e camas afastados, no mínimo 10 cm, das paredes e evitar que mosquiteiros e roupas de cama esbarrem no chão, e tomar cuidado especial ao encostar-se a locais escuros e úmidos e com presença de baratas.
Quem encontrar os escorpiões devem entrar em contato com a vigilância sanitária do município pelo telefone (54) 3292.6807 ou no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi para que possam ser identificados.

Comentários