Sema renova cadastro da silvicultura

iretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande no Sul (Fetag) receberam da secretária Ana Pellini o cadastro florestal estadual renovado de 13 mil produtores gaúchos - Foto: Neemias Freitas/Sema 

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, entregou, nesta segunda-feira (13), aos diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande no Sul (Fetag), o cadastro florestal estadual renovado de 13 mil produtores gaúchos vinculados à entidade e com atuação na silvicultura. O cadastro, que deve ser renovado anualmente até o dia 31 de março, regulamenta a atividade e habilita o produtor rural a comercializar a madeira oriunda de florestas de espécies exóticas.

Na entrega, a secretária disse que a renovação das certidões de registro da atividade da silvicultura foi possível graças à parceira firmada pela Divisão de Cadastro Florestal do Departamento de Biodiversidade da Sema com a Fetag. Pelo acordo, a Fetag se encarregará da distribuição dos cadastros aos produtores. Ana Pellini destacou ainda que outra importante contribuição foi da Procergs, que deu agilidade à impressão dos documentos.

Ao agradecer a liberação dos cadastros, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que a renovação dos documentos dá tranquilidade aos produtores no desempenho de suas atividades. O deputado Elton Weber, que já presidiu a Fetag, acompanhou a entrega das certidões. O referido cadastro não desobriga os produtores de realizar, junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o licenciamento ambiental das florestas plantadas.

Comentários