Associação que reúne vinícolas farroupilhenses festejou década de atividades

fotos: Marciele Scarton.
Na noite de quarta-feira, 6 de maio, data que marca o aniversário da entidade, fundada em 2005, a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) reuniu associados e parceiros em um jantar realizado na vinícola Perini, em Farroupilha, para celebrar dez anos de atuação. O presidente da Afavin, João Carlos Taffarel destacou as conquistas da entidade na década. Entre os trabalhos desenvolvidos pela associação estão a Seleção de Vinhos de Farroupilha, concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva do município, que esse ano chega a sua décima edição, o Festival do Moscatel, cuja quinta edição será realizada de 4 a 6 e de 11 a 13 de setembro de 2015, ambos realizados em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, e o projeto que visa a obtenção da Indicação de Procedência para os vinhos e espumantes moscatéis de Farroupilha.

A união das empresas em prol de um objetivo comum - a busca pelo aprimoramento dos produtos – foi enfatizada por Taffarel, como uma das mais relevantes conquistas da Afavin. A Seleção de Vinhos foi a principal ferramenta utilizada pela entidade para medir a evolução dos rótulos que chegam ao consumidor e estimulou o aperfeiçoamento. A presença frequente em rankings de vinhos, e a conquista constante de medalhas em concursos nacionais e internacionais é prova de que essa estratégia vem surtindo efeito positivo. Um exemplo recente é a presença de quatro produtos farroupilhenses na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2015 – maior degustação às cegas de vinhos e espumantes brasileiros -, que nesse ano avaliou 700 rótulos de 87 produtores de sete estados. Um júri internacional elegeu os melhores em 22 categorias, entre os quais figuram: Espumante Casa Perini Aquarela Moscatel Rosado, da Vinícola Perini, como o Melhor Espumante Moscatel/Demi-Sec Rosé; Macaw Tropical Frisante Rosé, também da Vinícola Perini, como Melhor Rosé; Merlot Monte Paschoal Dedicato 2013, da Basso Vinhos e Espumantes, como melhor Merlot; e Cave Antiga Marselan 2007, da Cave Antiga Vitivinícola, como melhor Marselan. A Grande Prova, que tem seu resultado publicado no Anuário de Vinhos do Brasil, editado por Baco Multimídia em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foi divulgada na última Expovinis, no final do mês de abril e chega às bancas nessa semana.

Identificar oportunidades dentro do setor, com vistas em um posicionamento de mercado diferenciado para as empresas e no desenvolvimento de Farroupilha como região vitivinícola foi outro ponto ressaltado por Taffarel. Nesse sentido, a associação desenvolveu, a partir de 2009, junto à Embrapa, o projeto de Indicação de Procedência, focado nos vinhos e espumantes moscatéis de Farroupilha - o município é o maior produtor nacional dessas variedades de uva, sendo responsável por cerca de 50% da produção nacional da variedade Moscato Branco. Com projeto em análise junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a expectativa é de que o deferimento ocorra ainda em 2015. Para Ricardo José Chesini, ex-presidente da entidade (2013-2014) e atual vice-presidente, a obtenção da Indicação de Procedência será um divisor de águas. “Com produtos contendo o selo da IP tornaremos a região de Farroupilha reconhecida mundialmente como produtora de vinhos, abrindo espaços no mercado externo e também promovendo um novo olhar sobre nossos produtos no mercado interno, ávido por diferenciação mercadológica”, destaca.


Tiago Tonini, que também presidiu a entidade, entre os anos de 2009 e 2013, destaca a visibilidade de Farroupilha como produtora de vinhos e espumantes promovida pelo trabalho da Afavin. Ele menciona o Festival do Moscatel, que divulga a produção local a visitantes de diversas regiões do estado e do país. Na última edição, realizada em 2014, o evento recebeu visitantes de 52 municípios gaúchos e de 16 municípios de outros estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, obtendo índice de aprovação próximo a 100%, conforme apontou pesquisa realizada junto aos participantes.


O empresário, associado da Afavin, Benildo Perini salienta o papel da Afavin no que diz respeito ao incentivo pela busca de qualidade sempre superior. “Nós tivemos durante esse período, graças à condução da nossa entidade, um acompanhamento coletivo dos interesses da vitivinicultura como um todo. Isto fez com que os que se empenhassem tivessem uma evolução qualitativa, resultando no reconhecimento dentro do universo vitivinícola dos derivados da uva de Farroupilha”, comenta.


Participaram da confraternização de aniversário associados e familiares, representantes da imprensa e autoridades locais como o prefeito Claiton Gonçalves - que credita a evolução do setor vitivinícola em Farroupilha, sobretudo, ao trabalho da Afavin - , os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, e de Agricultura, Fernando Silvestrin. Também estiveram presentes os ex-secretários de agricultura Nestor Zanonatto e Roque Colombo e o ex-prefeito de Farroupilha, Clóvis Zanfeliz (1989/1992), que era secretário de agricultura do município nos anos que antecederam a criação da associação e que estimulou a organização dos produtores de vinho.


A Afavin foi fundada em 6 de maio de 2005, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento vitivinícola local. A associação reúne nove empresas, que unem a tradição na elaboração de vinhos e espumantes às tecnologias mais avançadas para a obtenção de produtos com qualidade acentuada.






10 grandes conquistas em 10 anos


1 – Realização de nove seleções de vinhos, encaminhando-se em 2015 para a décima edição do evento que proporcionou a evolução qualitativa dos produtos locais.


2 - Festival do Moscatel, com o objetivo de divulgar a produção local, hoje um evento independente, anual, com realização da 5ª edição neste ano de 2015 nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de setembro.


3-Foram feitas, aproximadamente, 70 reuniões internas entre as vinícolas com o objetivo de conhecer a produção local e suas particularidades, bem como discutir os problemas do setor e a entidade propiciou diversos treinamentos aos associados em parceira com o SEBRAE e outras instituições.


4 - Quatro anos de estudos, em parceria com a Embrapa uva e Vinho, Universidade de Caxias do Sul, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Farroupilha, para a constituição do documento orientador que serviu de base para o pedido junto ao INPI da Indicação de Procedência dos Vinhos e Espumantes Moscatéis de Farroupilha.


5 - Cadastro georreferenciado das propriedades vitícolas de todo o município em parceria com a Embrapa e o Ibravin. Esse trabalho contém dados precisos do mapa geográfico da produção local de uvas.


6 – Realização, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, de uma dissertação de mestrado com estudo de caso do perfil tecnológico dos produtores de uvas e das vinícolas associadas. Também há uma tese de doutorado em andamento, do perfil qualitativo dos espumantes moscatéis da região.


7 – Participação em diversas ações representativas do setor, mostrando o potencial da região de Farroupilha.


8– Realização de degustações temáticas com formadores de opinião e consumidores, dentre outras ações.


9- A associação integra conselhos consultivos de entidades do setor junto aos quais pode registrar reivindicações.


10- Participação em concursos de vinhos nacionais e internacionais, conquistando prêmios expressivos, mostrando a qualidade dos produtos da região de Farroupilha.

Comentários