Selo do vinho será suspenso temporariamente, diz diretor executivo do Ibravin

Foto: Maicon Pan
A afirmação foi dada pelo  Diretor Executivo do IBRAVIN Carlos Raimundo Paviani na última segunda, 11/05,  quando  esteve  na Câmara Municipal de Nova Pádua para fazer uma explanação sobre as dificuldades dos setores da uva e do vinho.
O Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) é constituído por representantes das indústrias, produtores rurais e sindicatos, que alternam entre si a presidência da entidade. Paviani falou sobre os trabalhos realizados pelo Ibravin na tentativa de oferecer maiores condições para as empresas e produtores.

Paviani falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores em relação ao vinho a granel que não tem mercado. “O vinho a granel não é mais negócio para ninguém. Por outro lado, o vinho fino tem saída e o consumo vem crescendo significativamente”, destacou Carlos.

O suco de uva vem criando novas expectativas para o setor da uva e vinho. Nos últimos seis anos o consumo do suco de uva aumentou de 19,786 milhões de litros para 78,346 milhões, tornando-se o líder de faturamento do setor.

Paviani destacou  a lei seca que inibe os brasileiros de consumirem vinho, mesmo sabendo dos seus benefícios. “Estamos organizando um encontro com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes para discutir a Lei Seca. Uma taça de vinho não vai diminuir a atenção dos motoristas ao dirigir”, acredita Carlos.

Carlos Raimundo Paviani informou a suspensão temporária do selo do vinho. Se o mesmo não é utilizado para o vinho estrangeiro, não faz sentido cobrarmos a utilização do selo no vinho nacional. Além ser um custo para empresas e pequenos produtores, hoje ele não tem resultado.

O vereador Cesar Menegat questionou o grande número de variedades de uva que a Embrapa vem elaborando. “Precisamos oferecer assistência técnica para que os produtores tenham maior qualidade na matéria prima e consequentemente na elaboração do produto final”, resumiu Carlos Paviani.

As principais dificuldades do setor estão na falta de fiscalização e nas alterações das portarias que hoje definem os critérios e normas de qualidade da uva e do vinho. Além dos vereadores, estavam presentes na audiência o Secretário da Agricultura Rafael Martello, o secretário de Obras Mauri Bedin, representante do Conselho Tutelar Milton Rancan e o Assessor do Deputado Estadual Tiago Simon.

Fonte: Maicon Pan, Câmara de Vereadores de Nova Pádua 

Comentários