Artigo: Solenidade: Corpo e Sangue de Cristo

Corpus Christi 2014
A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é como que um prolongamento da Quinta-Feira Santa. “Quão solene a festa, o dia, que da Santa Eucaristia nos recorda a instituição!”. Na Quinta-Feira Santa, o acento recai sobre o clima pascal, o mandamento do amor, o lava-pés, a ordem de Jesus de repetir seus gestos em memória dele. Na Solenidade, o acento é a presença permanente de Jesus no meio de nós, sua presença sacramental na Eucaristia, a reserva eucarística para as pessoas impossibilitadas de participar da missa com a comunidade. Como diz São Tomás de Aquino: “Hoje a Igreja te convida: ao pão vivo que dá vida, vem com ela celebrar!”
            A Solenidade expressa o compromisso cristão com o Filhos de Deus. Ele se manifesta na Eucaristia. O nosso compromisso é testemunhá-lo: “Eu vim para servir” (Mc 10,45), como no diz o lema da Campanha da Fraternidade 2015. Como Igreja de Antônio Prado fomos chamados à servir nesse compromisso cristão. Quem testemunha, recebe as bênçãos de Deus, se compromete com o Reino de Deus, como nos diz Jesus no evangelho de Mateus: “... ‘eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome,... com sede,... como estrangeiro,... doente ou preso?’ Então o Rei lhes responderá; ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram”. Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos’. (...) Também estes responderão; ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não te servimos?’. Então o Rei responderá a esses: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram’. Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna” (Mt 25, 31-46).
            A procissão de Cristo será ir ate o seu coração, sua casa, seu trabalho, abençoá-lo. A sua procissão  é ir até o Santíssimo e ajoelhar-te diante dele e conversar com Ele, pois Ele o escutará.
O nosso mundo, a nossa existência deve tornar-se templo da Eucaristia. Somos conclamados a viver em santidade. Na intimidade com Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em corpo, sangue, alma e divindade nas sagradas espécies de pão e vinho, seremos testemunhas vivas de seu amor, de sua misericórdia, a partir do momento em que vivermos por Ele e com Ele, sendo luz do mundo e sal da terra.

Paroquia Sagrado Coração de Jesus




Comentários