Diretora do Iphae verifica andamento do Restauro do Casarão dos Veronese

fotos: Gabriela Fiorio/Assessoria de Imprensa
 As obras para reformar o único bem tombado pelo patrimônio histórico do Rio Grande do Sul em Flores da Cunha seguem avançando. Na quarta-feira, (10), a equipe técnica da secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito esteve conferindo o andamento das obras de restauro do Casarão dos Veronese, localizado no distrito de Otávio Rocha, acompanhada da diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae), Mirian Sartori Rodrigues.

A diretora do Iphae analisou as decisões técnicas de restauro do arquiteto responsável, Edgar Bittencourt da Luz, devido à complexidade da obra.

A reforma está sendo realizada pela empresa vencedora da licitação, Arquium Construções e Restauro Ltda, com recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas Florense e Keko e contrapartida da Prefeitura, com custo aproximado de R$ 2,8 milhões e deve ser concluída em aproximadamente 2 anos, transformando o Casarão em um Centro de Cultura e mantendo preservadas as características arquitetônicas originais.

O local contará com um museu com salas temáticas sobre uva, vinho, milho, polenta, trigo e pão. Recriará o quarto de colônia, da moenda (retratando como era extraído o mosto da cana-de-açúcar), do forno à lenha e do alambique (para a preparação de graspa), além de resgatar aspectos da família Veronese. A casa centenária terá, ainda, espaços multiusos que servirão para reuniões, cursos e apresentações artísticas, e um espaço gastronômico onde serão servidas pequenas refeições da culinária italiana.

Comentários