Palestra chama a atenção dos agricultores para uso do filtro solar para prevenção ao câncer de pele

Evento ocorreu no salão da gruta Foto: Vida no Campo 
Os agricultores são as principais vítimas do câncer de pele, eles são os mais afetados pela doença, que concentra 25% de todos os casos de câncer registrados no país, por causa da constante exposição ao sol.  Preocupados com esse índice e em busca de maior orientação aos seus associados e colaboradores, a Cooperativa Agroindustrial Pradense, em parceria com a Operado Círculo Saúde, realizou no sábado, 20/06, a segunda edição do Dia da Saúde.
No primeiro momento do encontro houve palestra com a médica dermatologista Nádia Marussi,, que expos a função da pele que corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).
Nádia chamou a atenção, principalmente dos agricultores para o uso do filtro solar para a prevenção do câncer e destacou que além do sol, o uso de câmaras de bronzeamento  artificial e o cigarro, também contribuem para o aparecimento da carcinoma ou da melanoma, principais canceres que atingem a pele. “O Carcinoma é o câncer da pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos, A grande maioria das lesões aparece na face e se manifesta de diversas formas mas em sua apresentação mais típica inicia-se como pequena lesão consistente, de cor rósea ou translúcida e aspecto "perolado", liso e brilhante, com finos vasos sanguíneos na superfície e que cresce progressiva e lentamente. Já o  melanoma é o câncer da pele de pior prognóstico. É um tumor muito grave devido ao seu alto potencial de produzir metástases enviando células tumorais para outros órgãos, onde se desenvolvem”, explica.
“Todas as pessoas estão propícias ao desenvolvimento do câncer de pele, mas  as que mais estão em  riscos são:  quem já tem familiar com diagnóstico  da doença, pessoas de cabelo claro, com sardas, olho claro, quem tem várias pintinhas ou uma pinta grande. Estas deve procurar o médico para avaliação e se for necessário realizar uma biópsia, onde é retirado, no consultório mesmo, tecido do tamanho da ponta de uma caneta para envio ao laboratório”, reforça
Segundo Nádia,  no trabalho do dia a dia, há  comprovação de que os agricultores  são os mais atingidos pelos canceres de pele, e estes sabem do perigo de estar exposto ao sol sem proteção.  “Os homens ainda resistem em ter uma hábito de usar o Filtro Solar. Eles sabem do perigo, mas não  se habituam a usar a proteção”, diz a profissional que atende em Flores da Cunha.
Para a agricultora Ivanete Venturin, a palestra contribuiu muitíssimo para aprender a se cuidar mais. “Sempre pensamos que sabemos o suficiente, mas hoje percebi que não sabemos o bastantes, nem mesmo em nos cuidar e preservar a nossa própria saúde.”

Após a palestra os participantes puderam realizar exame de glicose, de visão e medir a pressão arterial. Para o presidente da Cooprado, Sadi Macagnan, o momento faz parte da celebração do Dia do Cooperativismo, em que a entidade promove uma ação social. “Mais uma vez superou a expectativa e agradecemos aos associados e colaboradores pela participação.”.  

Comentários