SDR busca alternativas para qualificar a energia no campo

Minetto lembrou que o fornecimento de energia é vital para desenvolver
a produção e acessar novas tecnologias - Foto: Tiago Lobo/SDR
Ao participar de audiência pública que debateu a qualidade da energia elétrica no meio rural, na tarde desta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, disse que a SDR está comprometida com a construção de alternativas para realizar investimentos que melhorem esse serviço para os agricultores gaúchos.

Proposta pelo deputado Elton Weber, a audiência foi realizada na sala João Neves Fontoura (Plenarinho) pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito.

Minetto lembrou que, atualmente, o fornecimento de energia é vital, em especial para desenvolver a produção e usufruir as novas tecnologias. "A SDR tem responsabilidade e está preocupada com a sua qualidade e distribuição no meio rural, pois sabemos que ali há um público com uma enorme necessidade", destacou. "Estamos comprometidos com a construção de alternativas conjuntas para realizar investimentos que atendam a essas demandas."

O secretário adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos Jr., mencionou a regulação do setor em nível nacional e ressaltou a necessidade de novas soluções. Segundo Lemos, no Rio Grande do Sul, cerca de 500 mil consumidores se ressentem de redes com mais força. “Atualmente, 63% da energia que chega ao interior é de redes monofásica e bifásica”, afirmou.

Lemos falou do Plano Energético em estudo no Estado, que pretende identificar os potenciais de cada região. “Em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e da Agricultura, estamos trabalhando em um projeto para transformar essas redes em trifásicas, o que demandaria investimento de R$ 1,6 bilhão”, disse.

Também participaram da audiência o presidente da Assembleia, Edson Brum; o presidente da Agergs, Carlos Martins; o presidente do Sistema OCERGS-Sescoop, Vergilio Perius; a secretária geral da Fetag, Elisete Hintz; o deputado federal Heitor Schuch; além de deputados estaduais e representantes de entidades.

Comentários