Comissão Interestadual da Uva está concluindo o levantamento de custo de produção para da uva comum para a safra 2015/2016

Por Olir Schiavenin ( presidente da Comissão Interestadual da Uva)

    A Comissão Interestadual da Uva, composta pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região Vitícola dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, está concluindo o levantamento de custo de produção para da uva comum para a safra 2015/2016....
          As entidades  representam aproximadamente 20 mil pequenos estabelecimentos rurais. As referidas propriedades têm grande importância econômica e social. São na grande maioria pequenos agricultores familiares, cuja área média cultivada é de 2,5 hectares e que tem na viticultura a principal fonte de renda
Os produtores das regiões vitícolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul respondem por mais de 90% das uvas produzidas para as indústrias vinícolas, envolvendo mais de 100 mil pessoas no trabalho direto e indireto.
Os produtores de uva estão vivendo uma nova realidade e o setor vitivinícola passa por uma fase de reestruturação e modernização. O mercado é cada vez mais exigente, de tal forma que o produtor deve investir sempre mais em tecnologias de ponta, a fim de se tornar mais competitivo. As máquinas, equipamentos e insumos, possuem elevado custo para aquisição e manutenção. A mão de obra, além de escassa é cada vez mais cara.
A Comissão Interestadual da Uva preocupa-se também com o desenvolvimento da propriedade como um todo, procurando tornar o viticultor mais competitivo e, para tanto, vem, em conjunto com outras entidades, desenvolvendo cursos contínuos e capacitação de formação de viticultores e outros projetos.
Os produtores esperam que o valor do preço mínimo da próxima safra contemple o custo de produção levantado por esta Comissão que seja garantido seu cumprimento conforme estabelece a lei e que o prazo de pagamento seja respeitado.
É preciso que os produtores de uva e as indústrias vinícolas mantenham unidade e maturidade para discutir o futuro do setor, os problemas que se apresentam e as alternativas a serem adotadas capazes de estabelecer uma nova ordem no setor, de aprimorar a tecnologia de produção, melhorar a qualidade da matéria prima e dos produtos industrializados e buscar novos canais de comercialização para competir com segurança no mercado.
O custo de produção da uva serve de referencia para balizar as negociações e definição do preço de mercado da próxima safra. O preço deve ser justo e para tal, deve no mínimo cobrir o custo de produção.

Comentários