Confesol realiza audiência com o Ministro Miguel Rossetto
No dia 26 de agosto, diretores da Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol), foram recebidos em Brasília, para uma audiência com o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto.
Na oportunidade foram apresentados e discutidos temas pertinentes ao cooperativismo de crédito solidário, com o foco no fortalecimento e desenvolvimento do setor. "Nossa missão é de viabilizar aos agricultores familiares e população urbana de baixa renda o acesso às políticas públicas de inclusão financeira, acesso a habitação de qualidade e promoção da melhoria de vida como um todo. Temos compromisso político, social, econômico e ambiental com o desenvolvimento sustentável e pautamos junto ao governo federal temas essenciais para essa caminhada de desenvolvimento", destaca o Presidente da Confesol, Ailton Croda.
A audiência discutiu temas como a implantação e fortalecimento do Programa do Cooperativismo da Agricultura Familiar anunciado no último Plano Safra, constituindo um conjunto de iniciativas de concretização dos objetivos do programa, com destaque para a Criação da Secretaria Especial do Cooperativismo, viabilização do Fundo de Aval de crédito e garantia de assistência técnica especial e integral para as cooperativas. Também foram pauta da audiência, os assuntos da normatização que permite às Cooperativas de Crédito operacionalizar os recursos do FAT e Tesouro Nacional, participação junto aos programas de crédito para Reforma Agrária, Pronaf B e PNHR, apoio para o credenciamento das cooperativas como agentes financeiros do Programa Minha Casa Minha Vida, credenciamento no BNDES e subvenção para os Seguros Agrícolas e Pecuários para a Agricultura Familiar.
Representando a Central Cresol Sicoper no evento estiveram os Diretores Gelson José Ferrari e Antonio Luiz Vian e o Assessor, Jonas Klein. Conforme Vian, a audiência foi uma grande oportunidade para reforçar a importância do cooperativismo de crédito e da agricultura familiar e para buscar avanços nestes segmentos. "A agenda foi muito proveitosa para expormos nossas propostas e também por percebermos a receptividade do Ministro e a disposição em auxiliar no fortalecimento e valorização deste conjunto da agricultura familiar. Nossa expectativa é que, em breve, as cooperativas de crédito e os agricultores possam comemorar importantes avanços", enaltece.
--
Marilita Calgaro Scapinelo
Comentários
Postar um comentário