Cooperativas e Emater/RS-Ascar apresentam cases do cooperativismo da região

foto: Emater
Durante o Ciclo de Debates, evento técnico promovido pela Famurs e Ocergs que reuniu prefeitos, secretários municipais, gestores de cooperativas, técnicos da Emater/RS-Ascar, lideranças do meio rural e agricultores no anfiteatro da Universidade Regional Integrada, em Erechim, na sexta-feira (14/08), foram apresentados os cases de sucesso na gestão de cooperativismo da Cooperativa Regional da Agricultura Familiar de Getúlio Vargas (Coopraf) e da Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes), de Erechim.

As duas cooperativas então entre as beneficiárias do trabalho de melhoria da gestão desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, através da Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP). A importância do cooperativismo para o desenvolvimento dos municípios e aspectos legais e operacionais para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS) também foram debatidos no evento, além da discussão do processo gerencial das cooperativas agropecuárias.

A Coopraf reúne atualmente 57 associados e foi constituída em 2010 a partir do diálogo entre os agricultores de Getúlio Vargas, estimulado e acompanhado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, que identificou a necessidade de organização da produção para a comercialização dos alimentos oriundos da agricultura familiar, com o objetivo de atender a demanda das escolas da rede pública de ensino da região e dessa forma proporcionar aos agricultores possibilidades de comercialização de seus produtos, vislumbrando um maior retorno econômico, através da agregação de valor e apropriação da renda dos produtos in natura, bem como de agroindustrializados.

A forma associativa de organização permitiu estimular a diversificação nas propriedades rurais, possibilitando o retorno de jovens agricultores ao campo, que hoje vislumbram oportunidades de renda e qualidade de vida no meio rural. Lucimar Giaretta Vitali, presidente em exercício da Coopraf, ressalta esse exemplo de empreendedorismo como oportunidade que, além do retorno econômico, traz satisfação, sentimento de realização e felicidade para as famílias rurais.

A outra experiência revela a necessidade de cooperação como estratégia para horizontalizar os mecanismos de comercialização, oportunizando aos agricultores acesso a mercados localizados além das fronteiras de seus municípios e possibilitando vendas adicionais e incremento na renda familiar. A Cecafes é uma Central de cooperativas, fundada em 2012, que reúne hoje 16 cooperativas singulares, localizadas em diferentes municípios da região e do Estado.

Roberto Balen, presidente da Cecafes, enfatiza o princípio da intercooperação como fator chave e propulsor para o desenvolvimento regional e o fortalecimento dos produtores e suas organizações econômicas. A Cecafes, com atuação comercial em 21 municípios, em relação a 2014, praticamente triplicará o seu faturamento em 2015.

As duas cooperativas são assessoradas pela Emater/RS-Ascar desde 2012, através UCP de Erechim da Emater/RS-Ascar, por meio do Projeto Nutre Brasil e Mais Gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim

Comentários