Novo Conselho Deliberativo do Irga toma posse nesta terça-feira

Placas serão entregues aos conselheiros que estão saindo
 - Foto: Sérgio Pereira/Irga


Os integrantes do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) para a gestão 2015-2018 tomam posse nesta terça-feira (18), às 13h30min, na sede do instituto em Porto Alegre (Avenida Missões, 342, bairro São Geraldo). Serão empossados 82 conselheiros eleitos por 76 cidades gaúchas, mais seis representantes das indústrias, comércios e cooperativas. A eleição ocorreu no dia 13 do mês passado. As novidades desta nova composição são os representantes de Triunfo e Santa Cruz do Sul, cidades que não integraram a gestão 2012-2015.

A solenidade desta terça-feira abrirá com homenagens aos conselheiros que estão saindo. Cada um receberá uma placa para marcar o seu trabalho no Irga durante a gestão 2012-2015. Na sequência da cerimônia, os novos conselheiros serão diplomados e tomarão posse.

Cada uma das cidades gaúchas que possuem lavouras de arroz teve direito a eleger um representante (com dois suplentes) no Conselho. Todos os produtores rurais inscritos na autarquia tiveram direito a voto. Em três municípios (Cachoeira do Sul, Lavras do Sul e Mata) não ocorreu eleição por falta de chapas inscritas.

O Conselho Deliberativo é um órgão de administração do Irga, juntamente com a Diretoria Executiva e a Comissão de Controle. Conforme a lei estadual nº 13.697, de 5 de abril de 2011, compete ao Conselho Deliberativo do Irga: decidir sobre a aplicação dos fundos do Instituto, sobre a venda, a compra ou a oneração de bens imóveis; instituir seu Regimento Interno, que estabelecerá suas demais atribuições e somente poderá ser alterado por deliberação de 2/3 (dois terços) de seus membros; representar a Diretoria contra atos de funcionários do Instituto e ao Estado sobre atos do presidente, da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo que julgar prejudiciais aos interesses do IRGA; e aprovar em primeira instância o orçamento, examinar as contas e o relatório da Diretoria Executiva.

Comentários