Projeto 'Jovem na Zona Rural' realiza visitas em propriedades

Fotos: Divulgação Prefeitura 


O projeto 'Jovem na Zona Rural' desenvolvido no município de Flores da Cunha pelo terceiro ano consecutivo, tem como objetivo preparar os jovem residentes no interior para a escolha profissional, proporcionando conhecimentos para evitar o êxodo rural. Este ano, o projeto que iniciou em maio, está trabalhando com 54 alunos dos 9ºs anos ou das escolas Tiradentes, Antônio de Souza Neto, Francisco Zilli, Rio Branco e Benjamin Constant, no contraturno de aula.
O projeto, que também consiste em apresentar aspectos da agricultura em geral, profissões ligadas ao ramo, problemas encontrados no setor e vantagens de permanecer no interior, dá enfoque para a gestão da propriedade.
Durante a última semana, a prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento e Educação, Cultura e Desporto, proporcionou aos alunos visitas em propriedades rurais que trabalham com os mais diversos ramos: agroindústria, vinícola, citricultura, olericultura, para conhecerem o funcionamento, a gestão, trocarem idéias e esclarecerem dúvidas.
Algumas propriedades visitadas, são gerenciadas por jovens que deram continuidade no trabalho da família, resultando na permanência no interior. Outras, durante a visita, deram destaque para maneiras de ampliar a lucratividade: produtos 100% orgânicos, que não precisam de herbicidas, e que tem preço agregado; mão de obra em família, produzindo menos e com mais qualidade, também agregando valor; diversificação de produtos que resulta em mais de uma renda em uma única propriedade.
A secretária de Educação, Ana Paula Weber destaca a importância do projeto 'Jovem na Zona Rural' na área educacional. “A escola está cumprindo sua função social de preparar cada jovem para a vida e o projeto desenvolve habilidades e competências como empreender, raciocinar, pensar, e isto significa construir conhecimentos”, afirma a titular da pasta.
O secretário de Agricultura, Jones Piroli, avalia o papel do projeto para evitar o êxodo rural. “Os jovens precisam conhecer mais as vantagens de permanecer no interior, onde podem ter bons resultados dando continuidade ao trabalho na propriedade familiar através da profissionalização”, enfatiza Piroli.
A partir das experiências vivenciadas e do conhecimento adquirido, cada escola realizará um projeto em cima de um tema principal (hortaliças, citrus orgânico, pêssego, vitivinicultura) no qual elaborarão a gestão da propriedade. No dia 26 de outubro, haverá a apresentação dos trabalhados desenvolvidos e lançamento do jornal 'Jovem na Zona Rural', que irá trazer relatos do que foi realizado em aula.
O projeto 'Jovem na Zona Rural' é desenvolvido pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e Educação, Cultura e Desporto, juntamente com a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Cooperativa Sicredi e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Comentários