Tecnovitis é lançada durante seminário em Bento Gonçalves

Foto: Divulgação EMATER
O Seminário Técnico Desafios da Modernização da Viticultura e o lançamento da feira Tecnovitis 2015 ocorreram na tarde desta quinta-feira (20/08), no Salão 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

O Seminário teve início com uma palestra com o agrônomo Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa, que falou sobre os desafios da modernização na viticultura. Após, ocorreu o painel "Experiências de inovação em mecanização no sistema latada", com os relatos dos viticultores Miguel e Tiago Battistin, desenvolvedores da máquina para colher uva e do aplicador de sulfato de cobre por cima dos parreirais; e do agricultor Dirceu Bortolanza, importador da primeira máquina de desfolha para o sistema latada. Ambas estarão na Tecnovitis.

O evento teve ainda uma mesa-redonda sobre os impactos e consequências da modernização nos diferentes elos da cadeia da viticultura, que contou com a participação de produtores e representantes de cooperativas, indústria vinícola, sindicatos e entidades de ensino, pesquisa e Extensão Rural. Conforme os debatedores, a modernização da viticultura abrange a certificação das mudas, a mecanização, a gestão da propriedade rural, o conhecimento, a valorização do trabalho, da cultura e da história local e a cooperação da cadeia produtiva, entre outros aspectos.

Após, aconteceu o lançamento da Tecnovitis, com a presença do presidente da feira, Valdemir Bellé, do presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, do secretário adjunto de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Iberê Orsi, do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e demais representantes das entidades parceiras. A Tecnovitis, feira dinâmica que acontecerá de 2 a 4 de dezembro, na comunidade 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, irá apresentar os avanços e desafios do setor, com a exposição de produtos, máquinas e implementos, palestras e demonstrações técnicas a campo.

O presidente da Emater/RS salientou a importância das parcerias na realização da feira, bem como do trabalho da Extensão Rural na qualificação e valorização da produção vitícola. De acordo com ele, o município tem que aproveitar essa ferramenta que é o turismo, agregar cada vez mais e buscar sempre o fortalecimento da cadeia produtiva.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Comentários