Foto: Divulgação |
O prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, assinou na quarta, 24/09, decreto de situação de emergência no município pelos estragos na agricultura ocasionados pela geada dos dias 12 e 13 de setembro. Em uma reunião realizada na tarde de quinta-feira (24), entre o prefeito, Lídio Scortegagna, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jones Pirolli, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, o vice-coordenador da Defesa Civil do município, Adilson Biazus, o técnico agrícola da Emater, Jair Carlin, e o técnico agrícola da prefeitura, Diogo Terres, foi vulgada a estimativa de perda das culturas. A mais atingida no município foi a videira, totalizando uma perda total de 40% da produção em um valor estimado de mais de R$ 23 milhões. Outras culturas como ameixeira, pêssego, caquizeiro e pereira, a perda foi estimada em 10%. Já a macieira, 20%.
O valor total das perdas nas mais de 1.600 famílias atingidas no município é de aproximadamente R$ 24 milhões, em propriedades localizadas nas comunidades de Santa Juliana, São Tiago e São Vitor no 4º Distrito de Mato Perso; Travessão Carvalho, Otávio Rocha, Santa Juliana, Nova Brasília, São Francisco e Linha 60 no 3º Distrito de Otávio Rocha; Linha 80, São Gotardo, São João, São Caetano, São Valentim, Santa Bárbara, São Cristovão, Nova Roma, Monte Bérico, Santa Líbera, Restinga, Capela N. Sra. do Carmo, São Vitor, Alfredo Chaves, Linha 40, Travessão Martins, Linha 100, Capela São Paulo, Serra Negra e Sete de Setembro.
Os técnicos da secretaria de Agricultura e da Emater passaram pelas comunidades fazendo um levantamento e verificando os danos ocasionados pelo clima. Segundo o técnico Diogo Terres, este ano será desafiador para a agricultura. “Temos previsões de chuvas acima da média e o mês de outubro com incidência de frio”, ressalta.
O prefeito Lídio afirma que a oficialização do decreto auxiliará os agricultores. “Nossos agricultores foram bastante atingidos e, sabedores das dificuldades do dia a dia, esta ação colaborará nas renegociações das dívidas”, enfatiza.
Comentários
Postar um comentário