Prefeitos declaram apoio ao projeto referente ao ICMS em reunião da Famurs

Um documento elaborado pelos prefeitos será encaminhado ao governador
comunicando a decisão oficialmente
- Foto: Jefferson Bernardes/Agência Preview

Durante a tradicional reunião de prefeitos da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), os participantes decidiram apoiar o projeto referente ao ICMS encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador José Ivo Sartori. O encontro ocorreu durante a tarde, no Restaurante Internacional, em frente à pista central da Expointer, e teve a presença do ministro do Desenvolvimento Rural, Patrus Ananias.

Durante o debate, houve a primeira decisão de que a entidade não deveria se manter neutra, mas apresentar uma posição diante da proposta a ser apreciada pelo Legislativo. Na votação seguinte, por maioria absoluta, os prefeitos definiram que a Famurs é a favor do projeto e solidária com as ações que buscam o equilíbrio das finanças do Estado. Um documento endereçado ao governador comunicará a decisão oficialmente ao Palácio Piratini.

Entre os que apoiaram a posição, o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), prefeito de Novo Hamburgo, Marco Alba, afirmou que as condições de vida da população vão piorar sem a correção no ICMS. José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, ao declarar-se a favor, disse não ver outra saída a curto prazo e votou "pensando nas mães que têm hospital e remédio para dar ao filho".

Contundente, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, disse que o Estado está pagando um custo alto. "Se o preço a pagar é eleitoral, eu não me intimido, me associo aos prefeitos que já se manifestaram em apoio ao projeto", declarou. Para Jairo Jorge, prefeito de Canoas, que também votou a favor, a proposta é um remédio amargo, mas única alternativa para o Estado.

Projeto RS 2030 – Nosso Futuro em Debate

Na reunião, foi lançado o projeto RS 2030, que consiste em uma série de debates a serem promovidos em todo o Estado, em quatro ciclos. A primeira etapa ocorrerá em dez cidades até outubro, reunindo todas as associações ligadas à Famurs. As demais fases terão focos temáticos, além da sistematização, análise e organização das propostas colhidas durante o processo e que devem ser finalizadas para apresentação em meados de 2016.


Imprensa Expointer

Comentários