Prefeitura de Flores da Cunha adere ao Movimento do Bolo


A Prefeitura de Flores da Cunha aderiu nesta sexta-feira (25), a mobilização estadual denominada "Movimento do Bolo - uma fatia maior para um município melhor". Hoje o atendimento externo está ocorrendo normalmente, e no início da tarde a sede administrativa fez uma paralização de meia hora para conscientizar a comunidade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras. Durante os próximos dias, na entrada da prefeitura terá uma faixa com os dizeres: 'Prefeitos unidos contra a crise e por um novo pacto federativo'. 
O nome da mobilização faz alusão à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário, uma vez que apenas 18% dos recursos arrecadados retornam aos municípios, enquanto a União fica com 57% e os Estados 25% dos tributos.
Segundo o secertário da Fazenda, Jorge Dal Bó, uma nova divisão tem reflexo direto nas prestações de serviços. "Irá melhorar a remuneração dos profissionais, teremos mais recursos para a saúde e também educação", salienta.
O município de Flores da Cunha está sentindo a crise na arrecadação. O ano de 2015 fechará com R$ 2 milhões a menos. O prefeito, Lídio Scortegagna, ressalta que, sabendo das dificuldades, desde o mês de abril a administração está cortando gastos para conseguir manter uma estabilidade nas contas. "Manutenção e principalmente investimentos com recursos próprios foram cortados para podermos diminuir esses R$ 2 milhões que não vão chegar ao município", afirma o chefe do executivo.
O movimento é capitaneado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e defende um novo Pacto




Comentários