Preservação da biodiversidade ganha destaque durante a EXPOINTER

Foto: EMATER
A manutenção de espécies de animais e plantas nativas também ganha espaço em uma das parcelas temáticas do espaço da Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) na Expointer 2015, feira internacional que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, até o próximo domingo (06/09). Diversas amostras de mudas e sementes expostas no local chamam a atenção do público que visita o estande, que ainda pode levar sementes de palmito-juçara e receber informações sobre como cultivá-las.

Quem passa pelo local tem a oportunidade de conferir exemplares de sementes crioulas de diferentes variedades de milho e feijão, além do açaí, e amostras de batata cará, melancia de porco, pitanga, canela, angico, cana-de-açúcar e plantas medicinais, aromáticas e condimentares, entre outras. Os técnicos da Emater/RS-Ascar disponibilizam informações como o tipo de solo mais adequado e os cuidados necessários para o cultivo de agroflorestas e de sementes crioulas, assim como tiram dúvidas a respeito do tempo que esse tipo de vegetal leva para se desenvolver e começar a produzir e onde os agricultores conseguem adquirir as sementes.

"Nosso objetivo é trazer para a feira, que é um espaço de grande circulação de pessoas, os benefícios que o cultivo de variedades crioulas é capaz de proporcionar. Existe o comércio de sementes crioulas, que pode contribuir com a geração de renda nas propriedades, mas há também a contribuição para a segurança alimentar das famílias e a realização pessoal que é saber que se está trabalhando com níveis de sustentabilidade maiores em sua unidade produtiva", comenta o supervisor da Emater/RS-Ascar da região do Vale do Sinos, Rui Rotava.

Rotava destaca ainda existe um bom mercado para os produtos da palmeira juçara, o palmito e o açaí. "No Litoral Norte do RS, região em que a Emater possui um trabalho forte com o palmito-juçara, já existem agroindústrias de processamento de palmito e, além disso, muitos produtores estão deixando de abater a planta para a extração do açaí, que atualmente está com uma demanda muito grande", relata ele.

No espaço também é divulgado o Encontro Regional da Biodiversidade, que está em sua quarta edição e acontece no município de Lomba Grande, no próximo dia 16 de setembro. O evento tem o objetivo de promover a divulgação e valorização da agrobiodiversidade; possibilitar trocas de variedades crioulas, de conhecimentos e de saberes e fortalecer as relações entre o rural e o urbano, proporcionando o reconhecimento do valor do alimento. "No ano passado recebemos cerca de mil pessoas e para esta edição esperamos em torno de 800 pessoas", salienta Rui.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expointer

Comentários