Proprietários rurais florenses devem realizar o Cadastro Ambiental Rural a partir de outubro

A partir de outubro os proprietários rurais florenses devem realizar o Cadastro Ambiental Rural   (CAR). O cadastro, que será obrigatório a partir de maio de 2016 em todo o território nacional, é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais e passará a ser impeditivo para a solicitação de qualquer empréstimo bancário.
O CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.
A regularização ambiental será executada no município de acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que criou o CAR em âmbito nacional e que dá o prazo máximo até maio de 2016 para a inscrição do imóvel.
Para esclacer as dúvidas sobre o CAR, a prefeitura, através das secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, convida a todos os proprietários rurais interessados para uma palestra, a ser realizada no dia 30 de setembro, no Salão Paroquial, a partir das 19h30min, com o instrutor do Senar-RS, Elon Davi Jaguszewski. Durante o evento, o conteúdo a ser trabalhado será a legislação ambiental e seus impactos nas propriedades rurais,  dificuldades de adequação das propriedades rurais a nova legislação e as possibilidades e alternativas de produção.
A partir do mês de outubro a Prefeitura, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua auxiliarão os produtores na realização do cadastro.
Outras informações: (54)3292.1722 - Ramal 255

Comentários