99 propriedades são vistoriadas em Blitz do CREA na região


Em Ação Especial de Fiscalização (blitz) nas áreas rurais dos municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado e Ipê realizada nos dias 28,29 e 30 de outubro, e teve como foco a área da Agronomia, com a fiscalização de propriedades rurais, onde foi verificado a responsabilidade profissional na recomendação de agrotóxicos via Receituário Agronômico. Assim como o registro das empresas que vendem agrotóxicos, para garantir que somente profissionais habilitados sejam responsáveis pela recomendação dos produtos, conforme o plantio. Foram fiscalizados 99 locais.

O Eng. Agr. José Humberto Socoloski Gudolle, do núcleo técnico de Fiscalização do CREA-RS, ressaltou a importância das blitz em todas as áreas da Agronomia, mas destacou a fiscalização nas propriedades rurais sobre o Receituário Agronômico como indispensável para a produção de alimentos seguros para a sociedade. “O Receituário Agronômico pode ser comparado a uma receita médica, só que é somente utilizado para controlar determinadas pragas ou doenças de plantas nos sistemas de produção de alimentos. Onde após ser feito o diagnóstico visual pelo profissional habilitado, no local do cultivo, é emitida tal Receita, sendo recomendado o produto específico para a cultura específica na dosagem e aplicação específicas, objetivando o controle mais eficiente de acordo com a praga alvo que se deseja controlar”, explicou Eng. Agr. Gudolle.

A blitz gerou 176 relatórios de fiscalização, 40 Termos de Requisição de Documentos e Providências (TRDP) E 48 Autos de Infração (AI). A ação de fiscalização, que abrangeu os três municípios devido à demanda existente na região, visou “garantir que somente empresas e profissionais habilitados exerçam atividades técnicas e qualificar os empreendimentos garantindo a proteção dos cidadãos, dar cobertura na fiscalização dos municípios envolvidos”, conforme informou a Supervisão de Fiscalização.

Equipe responsável pela blitz: supervisora de Fiscalização Alessandra Maria Borges, agentes fiscais Adriana D´Agostini, Antônio Fernando Rossi Amarante, Emerson Jauri Rinaldi, Aloisio Frederico Butzge e Sergio Durli e Eng. Agr. José Humberto Socoloski Gudolle, do núcleo técnico de Fiscalização.

Comentários