Festipe e Expoipê: Exposição, feiras, música, desfiles e integração

Presidente da ACISA Evandro Zanotto, presidente da Festipê Rogério Marcon
Soberanas de Ipê, prefeito Valério  Marcon e presidente da Expoipê, Valdir
Bueno. 
Foi divulgada ontem, 20 de janeiro, a programação oficial da 2ª FestIpê, em encontro, no gabinete do prefeito Valério Marcon para a imprensa toda a programação do evento. Na oportunidade foram apresentados os trajes oficiais das Soberanas; Rainha Laraine Panassol Bueno e das princesas Alana Sozo Bortolotto e Camila de Farias Damiani.

A Festa de Ipê neste ano será de 08 da 17 de abril, sextas, sábados e domingos, no Parque de Eventos do município, e terá como tema norteador Nossa Terra , Nossa Gente e destacará os setores da indústria, comércio, serviços e a agropecuária, esta através da realização conjunta da 2ª Expoipê.

Segundo a Secretaria de Turismo e Desporto, Gislaine Mussato, além de mostrar as potencialidades dos setores, o evento terá também como foco a integração das comunidades, para isso a comissão organizadora trabalha em conjunto com as diversas entidades do centro e dos distritos de Vila Segredo e São Paulo. “A integração comunitária será destacada na estrutura física do evento e principalmente na realização do desfile de carros alegóricos, onde integrantes das comunidades irão mostrar como surgiu o município, os nossos costumes e nossas tradições”, explica. Não se aprofundando em detalhes do corso alegórico, Gislaine, adiantou que o percurso será curto, mas será bem diferente dos desfiles realizados nos eventos da região. Estão programadas para ocorrer duas apresentações do desfile. A primeira no dia 8 e a segunda no dia 17, e ambos na rua 26 de maio, em frente ao parque de eventos e terá nove carros.

Outro destaque para essa edição é que as atrações musicais e culturais são em grande maioria formada por grupos e artistas locais. “Nosso objetivo é oportunizar a participação de nossos artista é também motivar a participação da comunidade e envolve-la com o evento. Estamos também resgatando antigos eventos, como o Encontro do Rock, que terá a participação de três bandas ipeenses e uma de Caxias do Sul”, destaca Rogério Marcon, presidente da Festipê.



Homenagem

Recordar certos feitos trazem um enriquecimento cultural para a comunidade, desta forma a Festipê proporcionará nesta edição uma homenagem especial a Moisés Mondadori, que ficou conhecido artisticamente como Cavaleiro Moysé, por ter se destacado como gaiteiro em suas andanças pelo estado. Moisés era filho de Emílio Mondadori e Margarida Fontana, estes vindos da Itália em 1875. O Cavaleiro Moysé,
nasceu em 7 de dezembro de 1895, na localidade de Passo do Simão, Antônio Prado, no caminho que leva à Veranópolis. Aos dez anos mudou-se com os pais para o então distrito de Vacaria, Vila Ipê. Em 1918 casou-se com Eliza Pelin, com quem teve dez filhos: Alba, Lino, Aurora, Waldemar, Paulo, Moysés Filho, Terezinha, Emílio, Renato e Luizinho. Faleceu em 17 de dezembro de 1976". - Moisés Mondadori tem em sua discografia gravada, no período entre 1914 a 1917 pela Casa A Eléctrica, aproximadamente 60 músicas, entre elas Boi Barroso (do folclore), Riograndense e Gaúcho. Em sua homenagem será inaugurado o Memorial Cavaleiro Moisés Mondadori no parque de eventos. Durante os meses que antecedem o início da Festipê, o projeto Cinema Para Todos exibirá filme que conta a história da Casa Elétrica e a história do músico.

Além dessas atrações, o evento proporcionará a comunidade e visitantes passeios de dindinho, passeio de balão, praça de alimentação, brinquedos, festival do risoto, rádio feira, feira da indústria e comércio, feira de produtos orgânicos e exposição agropecuária e de maquinas e implementos, com a segunda edição da Expoipê



Expoipê – agropecuária em destaque na Festipê

Em 2015, a Festipê reuniu cerca de 11 mil pessoas no parque de eventos e movimentou mais de R$ 2,5 milhões de reais em venda de produtos, animais, maquinas e implementos. Neste ano, a edição será junto a Festipê e nos dois finais de semana. Segundo o presidente da Exposição, Valdir Bueno, no primeiro final de semana serão exposto equinos e no segundo haverá a exposição de gado para poder adaptar o evento a estrutura, seguirá ocorrendo as avaliações dos animais e antecipa que os visitantes irão se surpreender com o nível dos animais expostos. “Os criadores já estão preparando os animais para a exposição. Contaremos novamente com a parceria da Altagenetic para a avaliação e podemos dizer que haverá equinos em nível de Expointer ”. Conforme Bueno, ainda há por definir os espaços para a participação das maquinas e implementos. “por estar ocorrendo junto com a Festipê, estamos com um limite, mas acreditamos que novamente seremos surpreendidos.”.


Além das exposições de gado, de equinos, de maquinas e implementos, a Expo terá a exibição de pequenos animais.

A realização da Festipê é da Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agricultura de Ipê (ACISA) e entidades do município, e conta com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Expoipê e o patrocínio do Banrisul. 

Comentários