Produtos de origem animal são analisados pela Cientec (Fundação de Ciência e Tecnologia)

Cientec é a única instituição no estado habilitada
para este procedimento - Foto: Thamires Braz /Cientec
Fund

A Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) assumiu toda a demanda de ensaios das amostras provenientes do sistema de fiscalização da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). Desde novembro do ano passado, com o descredenciamento de dois laboratórios no Rio Grande do Sul, que faziam esse tipo de análise, a Cientec passou a ser a única instituição no estado habilitada para tal procedimento.

O trabalho da Dipoa envolve a fiscalização de estabelecimentos de abate, industrialização e entrepostos de produtos cárneos (bovinos, ovinos, bubalinos, suínos, javalis, aves, pescados e coelhos), além de produtos lácteos, mel e ovos. Esta é uma determinação da Portaria N° 110/2011 da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação que no seu Artigo 1° estabelece que todas as empresas registradas na Dipoa devem analisar água e produtos de origem animal somente em laboratório oficial ou credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os ensaios garantem a qualidade de grande parte dos alimentos produzidos e consumidos pela população e fornecem à rede de fiscalização os dados necessários às ações de monitoramento.

Na Cientec os laboratórios envolvidos - de Microbiologia, de Química de Alimentos e de Águas -, estão se adequando para atender a toda a demanda proveniente do serviço de fiscalização. Os atendimentos já atingem cerca de 150, das 260 empresas fiscalizadas no RS.

Os secretários Ernani Polo (da Agricultura, Pecuária e Irrigação) e Fábio Branco (de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) têm dado prioridade às ações que visam garantir o bom atendimento por parte da Cientec e, por decorrência, o bem estar da população.


Texto: Ascom Cientec

Comentários