Governador Sartori abre a vindima em Encruzilhada do Sul

Sartori reafirmou a parceria e o apoio ao setor vitivinícola,
que ajuda também a impulsionar a economia do RS -
 Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini 


O governador José Ivo Sartori abriu, nesta quarta-feira (3), a colheita da uva no Rio Grande do Sul, nos vinhedos da Casa Valduga, em Encruzilhada do Sul. "Celebrar a colheita da uva é celebrar a dedicação dos produtores, o trabalho de sol a sol e a ligação com o nosso passado, com a nossa cultura, com a nossa história", destacou o governador, ao ressaltar a expansão da cultura e qualidade dos vinhos e da matéria-prima produzida no Estado.

Sartori reafirmou a parceria e o apoio ao setor vitivinícola, que ajuda também a impulsionar a economia do RS. Neste ciclo, a expectativa do setor é de que sejam colhidos 350 milhões de quilos da fruta, o que representa 50% do total em relação à safra 2014/2015 e 40% em relação à média dos últimos cinco períodos. Em compensação à quebra na produção, os relatos que chegam das vinícolas e dos viticultores indicam a boa qualidade da matéria-prima que será utilizada na elaboração de vinhos, sucos, espumantes e outros produtos.

Além da Serra, que tem área de aproximadamente 40 mil hectares cultivados, a Região Sul - especialmente a Campanha e a região Centro-Serra - vem-se destacando na produção vitivinícola, e a área já alcança 2,8 mil hectares cultivados. O setor mobiliza cerca de 15 mil famílias, especialmente pequenos produtores.

Sementes de mudança

Sartori disse ainda que o governo vem plantando sementes de mudança e agradeceu ao presidente do Legislativo, deputado Edson Brum, pela condução dos trabalhos no Parlamento. Sartori e o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, entregaram uma caminhonete à Inspetoria Veterinária do município, adquirida por meio de convênio com o Ministério da Agricultura. Após a abertura da vindima, foram apresentados os resultados da comercialização de vinhos, espumantes e sucos de uva e outros produtos derivados da fruta pelas empresas gaúchas em 2015.

Conforme dados do Cadastro Vinícola, mantido por meio de parceria entre Ibravin, Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura, entre os destaques, estão os espumantes. De janeiro a dezembro do ano passado, as vinícolas do estado venderam 18,7 milhões de litros da bebida. O volume representa um crescimento de aproximadamente 12% em relação a 2014.

Os moscatéis, conforme o levantamento, tiveram incremento nas vendas de 15,8% (4,9 milhões de litros comercializados). Na categoria sucos de uva prontos para o consumo, foi registrado aumento de 30,5% ante 2014, com a venda de 117,7 milhões de litros. O suco é o produto que mais tem crescido em vendas nos últimos anos. Outro dado é que na última safra (2014/2015), 60% das uvas americanas e híbridas foram processadas para a elaboração de sucos.

Mesmo num ano de dificuldades, a venda de vinhos de variedades viníferas (vinhos finos) teve um incremento de 2,6% na comparação com 2014, totalizando 19,7 milhões de litros. O resultado é fruto do reconhecimento da qualidade e da imagem cada vez mais positiva do setor.

O ato contou com as presenças da prefeita de Encruzilhada, Laíze Gorziza de Souza, e do presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, além de produtores e representantes do setor.

Comentários