Celebração dos 25 anos do Dia Internacional da Mulher em Ipê reúne centenas de mulheres

Salão da Escola Frei Casemiro Zaffonato ficou lotado
foto: Divulgação Raquel Carissimi
Realizado pelo Coletivo de Mulheres Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Ipê com o apoio da prefeitura municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Cresol e entidade assistencial de ipê, o encontro do dia Internacional da Mulher celebrou na data de 8 de março, terça-feira, os 25 anos da realização do evento no município ipeense. Centenas de mulheres participaram do evento que celebrou a lutam por um mundo melhor, consagra a valorização da mulher na luta pelas conquistas de seus direitos e lembra as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres e o histórico “8 de março de 1857, em que operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho equiparação de salários com o dos homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano”.

O dia que foi recheado de atividades contou pela manhã com a abertura oficial com a participação de autoridades municipais que exaltaram a importância da mulher e a trajetória dos 25 anos da celebração do dia 8 pelas mulheres de Ipê.

Em seguida teve palestra com a médica Dra. Liliana Arcuchin, médica pediatra, especializada em oncologia pediátrica - cuidado a criança portadora de câncer e especialista em administração hospitalar e medicina chinesa - o cuidado integral da pessoa em seu meio, que abordou o tema do encontro deste anos Autonomia da Mulher.

Após um intervalo para o almoço, as mulheres retornaram e prestigiaram as apresentações dos grupos das comunidades proporcionando assim maior integração com o evento. a primeira apresentação foi da dupla Tô Bem e Tô Boa interpretadas por Urdete e Marines, tia e sobrinha que apresentando a trova: Ontem, hoje e amanhã, celebrando os 25 anos e fazendo uma comparação entre os dias atuais e os dias de antigamente. A Capela de São Vicente, homenageou as mulheres com uma linda mensagem que foi lida por uma integrantes do grupo; O Grupo Ritorna da comunidade de São Valentin com muita animação encenou alguns momentos cômicos das famílias de imigrantes; O grupo de Campestre da Serra- Unidas pela alegria, levantou a galera em um momento de ginástica laboral, de maneira divertida fez a mulherada se mexer literalmente; Lorena Dalla Bona, subiu ao palco vestida de “A Fafá quem tem!”, apresentando uma música de autoria própria falando do relacionamento entre marido e mulher, a música Aja Saco, divertiu a todos, contagiando a todos com seu jeito extrovertido, provocando muitas risadas.

Após as apresentações foi realizado o momento de celebração dos 25 anos de comemorações alusivas ao 08 de março, em procissão entraram pelo corredor central 2 mulheres espalhando pétalas de flores pelo caminho, em seguida 24 mulheres carregando uma vela cada uma representando cada no de celebração e o bolo dos 25 anos de celebrações do dia internacional da Mulher no município de Ipê. Após as homenagens e o parabéns, as mulheres foram convidadas para participar da matinê dançante animada pelo musical Pantera Negra show.



Temas abordados nestes 25 anos de celebração do dia 08 de março em Ipê

1º. 1992 - o nascimento de um sonho

2º. 1993 – a esperança no amanhã

3º. 1994 – crescer em sabedoria

4º. 1995 - continuar a caminhada

5º. 1996 – persistir no sonho

6º. 1997 – conservar o ideal

7º. 1998 – prosseguir na luta

8º. 1999 – as riquezas das amizades

9º. 2000 – ampliar os horizontes

10º. 2001 – o bem estar da vida

11º. 2002 – a disposição para continuar

12º. 2003 – dignidade acima de tudo

13º. 2004 – a nobreza da mulher

14º. 2005 – manter o amor próprio

15º. 2006 – a preservação das espécies

16º. 2007 – a arte de bem viver

17º. 2008 – direitos e deveres

18º. 2009 – saúde e harmonia

19º. 2010 – a mulher e a poesia

20º. 2011 – o coração verde

21º. 2012 – nosso corpo, nossa história

22º. 2013 – a força que existe em você

23º. 2014 - perseverar no amanhã

24º. 2015 – a perfeição do amor

25º. 25 anos- a sociedade avança aos passos firmes da mulher.



Comentários