Vem aí nova espécie de batata-doce

A nova variedade tem alta produtividade que pode ser usada para
consumo humano e produção de biocombustível -
 Foto: Luis Antônio Suita de Castro/Embrapa


A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Embrapa lançam uma nova cultivar de batata-doce na Expoagro Afubra deste ano: a BRS Fepagro Viola, uma variedade de alta produtividade que pode ser usada para consumo humano e produção de biocombustível. O evento de lançamento foi realizado hoje por volta das às 14h30, no espaço da Fepagro na Expoagro.

Atividades de melhoramento de batata-doce funcionam desde 1942 na Fepagro Vale do Taquari, com variedades sendo utilizadas pelos agricultores locais há décadas. Em conjunto com a Embrapa, pesquisadores da Fepagro coletaram amostras dessas variedades utilizadas pelos produtores. No processo de seleção, foi realizada a limpeza clonal e multiplicação dos materiais mais promissores em termos de vigor e produtividade.

Dos mais de 50 materiais testados a campo, a BRS Fepagro Viola se destacou pela alta produtividade e versatilidade. "É uma cultivar que responde bem a qualquer trato cultural e produz de 60 a 80 toneladas por hectare", detalha o pesquisador da Fepagro Vale do Taquari, Zeferino Chielle. Outro diferencial da cultivar, de acordo com Chielle, é a diversidade no tamanho da raiz, que pode ter formatos diferentes e, por isso, diferentes aplicações. "Serve para consumo humano, para produção de biocombustível e até para ração animal, devido a seu alto valor energético", enumera.

Zeferino ressalta que a massa aérea da planta, produzida em abundância pela BRS Fepagro Viola e com teor de proteína de 16%, também pode ser aproveitada para alimentação animal e produção de biocombustível.

Para a produção de biocombustíveis a batata-doce é uma cultura importante. "Sabe-se que uma tonelada de cana-de-açúcar produz 80 litros de etanol, enquanto a mesma quantidade de batata-doce produz 158 litros. No Brasil, este processo esbarra na baixa produtividade das cultivares e na falta de mecanização das lavouras", informou o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Luis Antonio Suita de Castro. Segundo ele, as cultivares registradas pela Embrapa e recomendadas à produção, especialmente a BRS Fepagro Viola, obtiveram médias superiores a 3,0 Kg/planta, o que indica produção de 75 t/ha em lavouras corretamente conduzidas.

Fepagro na Expoagro

O espaço da Fepagro na Expoagro Afubra terá a presença de pesquisadores que vão tirar dúvidas do público sobre as pesquisas realizadas pela Fundação. No dia 21, pesquisadores da área vegetal vão abordar temas como agrometeorologia, fruticultura, olericultura, apicultura, polinização e agroindústria. Às 13h30, a pesquisadora Amanda Junges ministrará uma palestra sobre agrometeorologia no espaço da Afubra. No dia 22, os pesquisadores estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre produção de feijão, sorgo e batata-doce. E no dia 23, eles vão abordar produção e saúde animal.

Em todos os dias haverá previsão do tempo no local do evento. Este ano, a Fepagro plantou lavouras demonstrativas de três cultivares de feijão – Fepagro 26, Fepagro Triunfo e Fepagro Garapiá – e duas cultivares de sorgo, Fepagro RS 12 e Fepagro 19. A entrada na feira é gratuita, e o horário de funcionamento é das 8h às 18h.

Características da BRS Fepagro Viola

- Alto vigor e grande produtividade;

- Forma alongada, pele púrpura (vinho);

- Polpa na cor creme;

- 35,79% de amido (100 g).


Fonte: Ascom Fepagro

Comentários