Elevação de status sanitário contra aftosa é tema de debates entre países latino-americanos

O principal propósito do encontro é analisar a situação atual do
status sanitário do continente - Foto: Ascom Seapi


A 43ª edição da Cosalfa (Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa), ocorre em Punta Del Este, no Uruguai, entre esta quinta (7) e sexta-feira (8), e terá a participação do secretário Ernani Polo e de técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. O principal propósito do encontro é analisar a situação atual do status sanitário do continente. A linha dos desafios do Plano de Ação 2011/2020 marca a entrada para a última fase, onde os principais desafios que devem ser tratados como prioridade. Esse é um passo importante para os países, com análises epidemiológicas e metodologias para uma transição da condição de 'livres com vacinação', para 'livres sem vacinação', como é o caso do Rio Grande do Sul, de forma gradual e com segurança.

Representantes de diversas entidades ligadas ao agronegócio, corpo técnico do ministério e da secretaria, bem como autoridades de estados e parlamentares vão participar dos debates da Cosalfa. “É um momento muito importante de debates com as entidades oficiais ligadas à agricultura de todos os países latino-americanos, onde vão ser traçadas metas e estratégias conjuntas de trabalho para erradicação da febre aftosa no RS. Estamos trabalhando para avançar no status sanitário do rebanho gaúcho e queremos dar este passo com a devida segurança que o tema requer”, afirma o secretário Ernani Polo. O presidente do sindicato rural de Alegrete, Pedro Piffero, também acompanha a delegação do RS.

Nesta quarta feira (6), os secretários da Agricultura dos estados brasileiros terão reunião agendada com o diretor de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, onde haverá reunião preparatória com o tema aftosa e também sobre a situação do mormo no país.

Cosalfa

A Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa) foi criada em 1972, durante a 5ª Reunião Interamericana em Nível Ministerial sobre o Controle de Febre Aftosa e Zoonoses (Ricaz 5). Em fevereiro de 1973, ocorreu a primeira reunião da Cosalfa e desde então houve 43 reuniões regulares e cinco sessões extraordinárias. A comissão avalia o progresso e recomenda ações para os programas nacionais de controle e erradicação da febre aftosa na América do Sul, garantindo a integração regional nas ações de intervenção.

Os 13 países nas Américas, que são membros da Cosalfa são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.


Texto: Ascom Seapi

Comentários