Exame aponta resultado positivo para Influenza H1N1 em três pradenses

Imagem divulgação 


O surto virótico identificado pela Secretaria Municipal da Saúde Antônio Prado em uma Escola de Educação Infantil, na última quinta-feira, 15, teve confirmação para o vírus H1N1. Na semana passada, 12 crianças com sintomas da síndrome gripal foram orientadas a permanecerem em casa, afastadas da escola. A medida foi protetiva e seguiu determinação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde para a comunidade escolar.

A Secretária Municipal da Saúde, de imediato, tomou todas as medidas cabíveis para o controle da doença, dentre elas o atendimento médico aos pacientes, a coleta de material para análise laboratorial, a orientação à Instituição para o controle ao surto.

Na manhã de hoje (20), a Secretaria Municipal da Saúde recebeu o resultado dos exames, onde constatou que três pessoas (duas mães e uma criança) obtiveram a confirmação para o H1N1. De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, o surto foi controlado, as crianças estão bem, e já retornaram a escola, e nenhuma outra criança apresentou sintomas. “Nossa equipe agiu rapidamente, dando todo o suporte para às famílias. O surto está controlado e as crianças fora de perigo”, declarou a secretária.

A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado já elaborou um plano de ação para enfrentar possíveis casos de Influenza sazonal (H1N1). Uma das primeiras medidas foi o recebimento do medicamento antiviral oseltamivir (Tamiflu). Além disso, os profissionais da saúde já receberam capacitação e orientação para atendimento qualificado em casos da manifestação da gripe.

Além disso, equipe de saúde irá visitar todas as escolas para conversar com alunos e professores sobre medidas de prevenção. Fabricas e empresas também receberão orientação da Equipe da Saúde in loco. Somada a isso, será realizado encontros orientativos com participantes dos grupos terapêuticos, a exemplo dos hipertensos, diabéticos e gestantes.

Medidas de prevenção

A Secretaria Municipal da Saúde recomenda, além do afastamento preconizado pelo (MS), a aplicação de medidas preventivas à comunidade escolar. Dentre elas a higienização das mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro; Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies; Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

Além disso, as escolas/creches devem buscar implementar medidas que diminuam a contaminação de objetos e ambientes tais como a promoção de dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos e estimular os alunos a higienizar as mãos após contato com secreções respiratórias; Prover lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal, para o descarte de lenços e lixo; Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos e equipamentos de educação física) após o uso.

E, ainda se orientou estimular a utilização de garrafas de água individuais. Preferencialmente, não utilizar bebedouros, no entanto, na impossibilidade, evitar compartilhamento de copos/vasilhas. Em creches, lavar regularmente os brinquedos com água e sabonete/sabão.

O que é a Influenza

Conhecida como Gripe A, é uma infecção do sistema respiratório, cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país. Os sintomas se inicia, em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e duro em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

A Influenza pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

Ação preventiva

Uma ação fundamental para diminuir a circulação dos vírus da gripe é a adoção de hábitos simples. Confira:

- Higienizar as mãos com frequência;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

- Evitar visitas a hospitais;

- Ventilar os ambiente

Nota oficial da Secretaria da Saúde de Antônio Prado

Comentários