Festival Brasileiro de Música de Rua mais uma vez leva atrações a Flores da Cunha

O Festival Brasileiro de Música de Rua chega a sua quinta edição levando música bem elaborada e democratização do acesso à cultura a cidades da Serra Gaúcha durante dez dias. O evento ocorre de 15 a 24 de abril em Garibaldi, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Farroupilha e, naturalmente, em seu berço, Caxias do Sul.
 
  Em Flores da Cunha, cidade que novamente recebe o evento, serão realizados sete shows, que serão realizados na Praça da Bandeira, no dia 16 (sábado), a partir das 12h. A fim de gerar um real intercâmbio entre a Serra Gaúcha, Caxias do Sul, a capital do estado, o Brasil e a América latina, a curadoria do festival reservou para a cidade atrações diversas.
 
  De Caxias, se apresentam o DJ Cetolas, a banda Maragá, Cristian Rigon e o Quarteto de Cellos. Vindo do outro lado da fronteira, o cantor uruguaio Molina mostra ao público seu folk e sua conterrânea Phoro, vem com a suavidade de sua voz unida a fortes batidas eletrônicas. Para encerrar o dia de festa, a mítica banda representante do rock gaúcho Vera Loca.
 
Programação
12h - DJ Cetolas
14h40 - Quartetos de Cellos
15h20 - Cristian Rigon
16h - Molina
16h40  - Maragá
17h20 - Phoro
18h - Vera Loca
 
  Realização, financiamento, apoio e parceria:
  O Festival Brasileiro de Música de Rua é uma realização de De Guerrilha Produções, Varsóvia Educação e Cultura, Sesc Caxias do Sul e Fecomércio/RS e tem financiamento da Lei de Incentivo a Cultura de Caxias do Sul e ProCulturaRS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Conta com apoio cultural de Brasdiesel S/A, FSG, Empresas Randon, Focco Sistemas de Gestão, Unimed Nordeste/RS e Dicriare Incorporações.
 
  As parcerias ficam por conta de Movida Cultural, Instituto Estadual de Música, Alfa Laboratórios, ACAFT, MMF Latan, Site Zona de Obras, SAMAE, Ibermúsicas, Neo Technology, Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, Prefeitura Municipal de Antônio Prado, Prefeitura Municipal de Farroupilha, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Prefeitura Municipal de Garibaldi, Secretaria Municipal de Turismo de Garibaldi e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.
 
  Mais sobre 5ª edição do Festival
As ações ocorrem, costumeiramente, nas principais praças das cidades participantes e, em Caxias, nas praças, ruas, paradas de ônibus e, pela segunda vez, encerra com um grande evento na Estação Férrea.
 
  Neste ano, a produção do festival segue buscando aproximar artistas e o espectadores, ocupar de forma inteligente os espaços públicos, ser mais um vetor de diálogo entre os países latino-americanos, e muito mais: na pauta desta edição entram a promoção e valorização da cena cultural caxiense e da Serra Gaúcha e, também, a compreensão da produção da música negra gaúcha e brasileira.
 
  Serão 101 shows, 6 palestras e 2 festas, estilos musicais e temas que contemplem múltiplas preferências. O Festival é o encontro da música de concerto, com a música popular, encontro de DJ’s com a música de raiz, encontro do Rockabilly com o B-boy, encontro do Pop dos anos 90 com a música negra e histórica do RS.
 
  Durante o evento, programação também na Incubadora da Música, que vida capacitar e atentar músicos e produtores culturais acerca do negócio da música. Temas como circulação, diversidade da música brasileira e Semana Internacional de Música de São Paulo, estarão na pauta.
 
DJ C3TOLAS
Fruto de um trabalho de pesquisa em música brasileira no estilo bossa nova, samba e suas vertentes, Rodrigo C3 desenvolve dj sets impares em festas e festivais em que se apresenta , fazendo uma progressão sonora que vai e pode variar desde a bossa nova dos anos 70 passando por diversas vertentes do samba de raiz até remixes atuais, com fortes influências do samba funk / jazz carioca e grooves brasileiros atuais. Membro da crew Vibetronic / Origens Gatering Festival e idealizador da Experimenta Brasil, desenvolve dj sets impares em festas e festivais em que se apresenta, fruto de um trabalho de pesquisa em música brasileira no estilo bossa nova, samba e suas vertentes.
 
  QUARTETO DE CELLOS
  O Quarteto de Cellos inclui, em seu repertório, não somente passagens da música erudita, mas também alguns clássicos da música pop internacional, aproximando ouvintes da música popular.
 
  CRISTIAN RIGON BLUES TRIO
  Cristian Rigon é músico, professor de música, arranjador, compositor e produtor. Trabalha com música há 20 anos, e já participou de diversas bandas, como a Burning Hell, The Blues Beers e Miraculum. No festival, apresenta-se com seu “Blues Trio”, invocando as raízes da música negra do Mississipi.
 
  MOLINA Y LOS CÓSMICOS
  Molina y Los Cósmicos vem da pequena cidade de Castillos (Rocha, Uruguai) este projeto singular expõe seu indie folk fronterizo através de músicas escritas por Nícolas Molina, um dinâmico compositor uruguaio que  com seu  primero  álbum "EL Descencanto" consegue chamar a atenção da imprensa  internacional como  a rádio americana KEXP Seattle e também revistas como Zona de Obras(España) y Remezcla (Usa)
 
  MARAGÁ
  Entrelaçar costumes e ritmos, absorver, transmutar e integrar o que de mais Brasil existe em todo este país continental é a proposta da banda Maragá e a isso dedica cada acorde e letra de suas músicas.
 
  PHORO
  Projeto formado pela uruguaia Patricia Horovitz tem ênfase na música eletrônica e indie, criando canções com sons pouco haibituais na sua cena local.
 
  VERA LOCA
  Em 2002 a paixão pelo rock reuniu em Porto Alegre cinco músicos e uma ideia fixa: criar, tocar e viver da música. Sempre com agenda concorrida e virando mais de 50 shows por ano, a Vera Loca se consolidou como um dos mais fortes nomes da safra mais recente do rock gaúcho.

Comentários