Mais de duas mil propriedades são vistoriadas no combate ao Mosquito AEDES AEGYPTI

foto: divulgação prefeitura
A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado fechou o mês de março contabilizando mais de 2 mil propriedades vistoriadas com o objetivo de promover a prevenção ao mosquito Aedes aegypti. As visitas foram realizadas pelas Agentes Comunitárias da Saúde, Agentes de Endemia, enfermeiras e fiscais ambientais.

As vistorias aconteceram em residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais, cemitérios e demais repartições que poderiam se tornar ambiente para criadouro do mosquito. Durante as inspeções foram identificados dezenas de possíveis focos para o Aedes, no entanto todos foram removidos pela Equipe de Saúde. Além disso, muitos proprietários foram notificados para limpeza e para observarem as instruções de combate e controle do vetor.

Ações educativas

Além das inspeções, foram realizadas diversas atividades educativas, como palestras, reuniões em Clube de Mães, salas de espera, pedágios educativos, dentro outras ações.

Na última semana de março, por exemplo, acontecerm palestras para alunos e pais da Escola Estadual Narciso Verza, na Linha 21 de Abril. O médico veterinário e responsável pela Vigilância Ambiental, Eduardo Betoni, participou das atividades, expondo o ciclo de vida do mosquito Aedes, bem como a forma de controle do inseto.

A inclusão da temática na grade de conteúdo dos alunos foi uma proposição da direção da Escola. A Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, comentou a iniciativa. “Ações como essa muito contribuem na missão de combater do Aedes. O cuidado com o meio ambiente passa, necessariamente, pela educação e pela conscientização. A Escola Narciso Versa está de parabéns”.

Para realizar denúncias de propriedades com acúmulos de lixos, o contato pode ser feito com os Fiscais Ambientais, através do telefone 3293 5636. O mesmo número serve para tirar dúvida referente à destinação correta dos lixos, a exemplo de pneus, lâmpadas, vidros, madeiras, etc.

Prefeitura Municipal

Comentários