Campanha de Vacinação e o Dia D contra a H1N1 superam expectativas em Antônio Prado



Sem choro! Família Galvani Beltrame, do Centro de Antônio Prado,
trouxe os filhos para a imunização.
Imagem autorizada para publicação.

Em Antônio Prado, falta pouco para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar pelo menos 80% da população prioritária. Até à tarde desta segunda-feira (02) havia sido contabilizado a aplicação de mais de 75% das doses disponíveis para o município.
                De acordo com a Secretária Municipal, Celica Vebber, os números são positivos. “Temos pressa em atingir e superar a meta, pois quanto mais rápido a população for imunizada, mais protegida estará nossa população”, declarou ela.
A Secretária disse ainda que para atingir esse objetivo as equipes estão bem organizadas e treinadas. No último sábado, Dia D, os Postos de Saúde estiveram abertos para a aplicação da vacina. Além disso, equipes volantes visitaram todas as capelas no interior e os bairros. Visitas domiciliares também estão sendo realizadas para a aplicação da vacina em acamados, idosos com dificuldade de locomoção e demais usuários que solicitam a presença da equipe de saúde.
                Resultado da Campanha e do Dia D
Na avaliação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as expectativas previstas para a Campanha e para o sábado “Dia D” foram superadas. Entre os idosos com mais de 60 anos, 1.540, já foram imunizados, ou seja, o índice está em 72,91%. Nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, a cobertura já atingiu 62,81%, com 358 vacinadas.
                Do total de gestantes, 67% já receberam a imunização. As puérperas, mulheres que tiveram bebês há 45 dias, bateu o recorde em 111%. O índice dos trabalhadores da saúde também já foi superado, com 95% imunizados. Além destes, mais de dois mil portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, já estão vacinadas.
A Secretária lembra que a campanha vai até o dia 20 de maio e quem vier se vacinar deve trazer a carteira de vacinação. Devem tomar a vacina pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes e portadores de doenças crônicas ou pessoas em condições clínicas especiais. Para estas pessoas é necessária receita médica.
                Além disso, a SMS declara que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Fonte: Secretaria da Saúde

Comentários