Espaço da Exporural na Fenasoja destaca uso de energias alternativas na propriedade rural

O espaço dedicado à Exporural, atração que ocorre na 21ª Fenasoja até o próximo domingo (8), no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, apresenta novidades e tecnologias nas áreas de manejo e sementes. Durante a feira serão abordados temas como segurança e soberania alimentar, preservação e proteção dos solos, energias alternativas, atividade leiteira, sistema silvipastoril, hidroponia, floricultura, regulagem de semeadoras e de pulverizadores. Um dos destaques da Emater/RS-Ascar na Exporural deste ano é o uso de energias alternativas.
Os grupos de visitantes são recebidos pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar e realizam uma visita guiada, recebendo informações a partir do seu interesse, levando em conta fatores como a atividade produtiva das propriedades e o interesse em novas tecnologias e conhecimentos.
Na estação das energias alternativas, os visitantes conhecem propostas sustentáveis de aquecimento solar de água e produção de energia elétrica com placas fotovoltaicas, o aproveitamento de dejetos suínos e bovinos para produção de biogás e biofertilizante, o uso de energia hidráulica para bombeamento de água, popularmente conhecido como carneiro hidráulico, e o aerador samuca para oxigenação da água em viveiros de peixes.
"A Emater/RS vem realizando inúmeras ações no intuito de disseminar essas tecnologias sustentáveis, sistemas que servem para geração de energia de baixo custo e que traz benefícios significantes para as propriedades rurais”, destacou o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Flávio Joel Baz Fagonde.
O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Horizontina, Neimar Rogério Freddi, salientou que antes do produtor instalar um novo sistema é preciso analisar a propriedade e as atividades ali desenvolvidas, além de estudar a necessidade e benefícios deste investimento. “Cada propriedade tem suas particularidades, que devem ser levadas em conta na hora de escolher uma nova tecnologia”, comenta ele.
Biodigestor
Um dos sistemas apresentados na oficina de energias alternativas é o biodigestor, que utiliza dejetos de animais para geração de biogás e biofertilizantes. “O sistema funciona basicamente com esterco e água na mesma proporção. No processo de fermentação é produzido gás metano, que em seguida é direcionado para um reservatório, neste caso uma câmara de pneu, para depois poder ser armazenado em um botijão de cozinha e utilizado conforme a necessidade do produtor”, explicou o agrônomo.
O agricultor do município de Senador Salgado Filho, Edson Groff, é produtor de leite e de hortaliças e já utiliza o biodigestor em sua propriedade. Além da obtenção do biogás, o agricultor utiliza o biofertilizante produzido para adubar as hortaliças. “Esse sistema tem um custo muito baixo. Só pelo adubo que eu utilizo, em poucos dias o investimento já se paga. É muito vantajoso”, contou Groff.
Energia fotovoltaica e hidráulica
Outras alternativas para geração de energia são apresentadas na oficina, como o sistema de aquecimento solar de água, uma opção para produtores de leite, no que se refere à higienização da ordenha. A produção de energia elétrica com placas fotovoltaicas também é uma saída para redução dos custos na propriedade rural.
A água é um dos principais insumos da propriedade e através de um equipamento simples e barato, que utiliza energia hidráulica, é possível levar água aonde o produtor precisar. Essa é mais uma novidade que chama atenção dos agricultores, o carneiro hidráulico, alternativa que facilita o acesso à água.
Para os agricultores envolvidos com a atividade da piscicultura, a oficina apresenta o aerador samuca, sistema que possibilita a oxigenação da água em viveiros de peixes, melhorando a qualidade da água, a diminuição de doenças, melhora a conversão das rações, entre outros benefícios.
As oficinas da Exporural acontecem até sexta-feira (6). A Emater/RS-Ascar espera os visitantes e destaca outras temáticas, como leite, produção para autoconsumo, silo secador de grãos e conservação do solo.

Texto: Marcela Buzatto/Emater na Fenasoja

Comentários