Governo do Estado está aberto ao diálogo para atender pautas do Grito da Terra Brasil

 Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini 


Durante o 22º Grito da Terra Brasil, nesta terça-feira (31), o governador José Ivo Sartori recebeu, no Palácio Piratini, os dirigentes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag/RS), para dar respostas à pauta de reivindicações, entregue pelo presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, no dia 19 de maio.

O lema deste ano é "Para nossa permanência no meio rural: terra, saúde, educação e previdência social", concentrando o pleito em cinco secretarias: Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Saúde e Educação.

Governo está aberto ao diálogo para atender as pautas do Grito da Terra Brasil

Em âmbito estadual, a pauta inclui temas como os programas de fortalecimento da agricultura familiar, os investimentos em pesquisa para o campo, a manutenção e ampliação do Programa Troca Troca de Sementes, o acesso à terra, ações para manter os jovens na área rural e a situação da saúde pública.

Sartori elogiou a maneira como vêm sendo apresentadas as reivindicações da entidade: com tolerância, capacidade de diálogo e cautela. "As pautas trazidas pelos agricultores através da Fetag são legítimas, verdadeiras e oportunas. Mostram que têm questões urgentes e representativas da agricultura familiar em áreas de interesse de toda a sociedade, como saúde, ambiente e educação, além da política de fomento produtivo e desenvolvimento rural sustentável", falou.

O governador também disse que o governo está aberto ao diálogo para construir políticas de avanço para a agricultura familiar e que as prioridades apontadas pela entidade estão sendo discutidas com os secretários e "serão atendidas na medida da disponibilidade dos recursos. Não podemos prometer e não cumprir".

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, afirmou que a entidade também está aberta ao diálogo e quer construir em conjunto as ações que são de interesse da comunidade. "Tenho certeza que avançamos em pontos importantes e queremos deixar as portas abetas para continuarmos a negociação. Entendemos que a saúde e os programas de desenvolvimento da agricultura serão levados pelo governo como prioridades. O que queremos é produzir cada vez mais alimentos de qualidade e a oportunidade de continuar produzindo", assegurou o presidente.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, salientou que as respostas que foram entregues hoje levam em consideração "o que é possível fazer dentro da realidade financeira do Estado".

Também participaram da audiência o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis; da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; e o deputado estadual, Elton Weber.

Comentários