Sartori destaca importância da regulamentação da lei do leite no lançamento da Expoleite

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini


Foi lançada nesta quarta-feira (11), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, a Expoleite-Fenasul, que ocorre entre os dias 18 e 22 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No evento, o governador José Ivo Sartori destacou a regulamentação da lei do leite, pioneira no Brasil, que permitirá maior fiscalização e controle em toda a cadeia leiteira e vai evitar que se pratiquem atos que prejudicam a coletividade. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, atrás de Minas Gerais.

Após o lançamento, houve o tradicional brinde com leite, nos jardins do Palácio Piratini, onde estava a vaca VB 2541 Magnólia Argetino, de 26 meses, da Granja e Cabanha VB, de Eldorado do Sul.

De acordo com o governador, a feira é o momento de celebrar o trabalho e a mobilização do setor, lembrando o potencial de crescimento da cadeia leiteira. "Para muitos, a produção de leite é a garantia de uma renda fixa, e ajuda as famílias a permanecerem no campo. Sem trabalho não acontece nada", disse.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, falou que a Expoleite Fenasul aproxima a cidade do campo e que os visitantes irão encontrar um parque diferente daquele de 2015, quando ainda se trabalhava na recuperação das estruturas destruídas por um temporal. Acrescentou que neste ano haverá um lavadouro para uso do gado de leite.

Já o presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou que a feira vai mostrar exemplares de grande potencial genético e qualidade. Considerada a maior mostra do outono no estado, a feira fechou seu mapa de inscrições com 130 animais de 19 expositores a raça Holandês. O Gir Leiteiro e Girolando inscreveram 30 animais, enquanto as Aves, 140 exemplares. No cavalo Árabe, as inscrições ficaram em 35, e no Crioulo, 96 animais. Para a Feira do Terneiro são esperados 700 animais.

Sobre a lei de concessões de rodovias

No evento, o governador agradeceu à presidente da Assembleia, deputada Silvana Covatti, e aos parlamentares presentes a aprovação da lei de concessões. Segundo Sartori, é uma nova etapa que se estabelece no Rio Grande do Sul. "É foco no futuro e uma nova realidade", disse. Estiveram presentes, os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; Geral de Governo, Carlos Búrigo; e do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella; além de representantes de entidades do setor agropecuário, da Emater, da Fepagro e deputados estaduais.

Fonte: Site Governo

Comentários