Utilização de plástico na produção rural é avaliada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia



Secretário disse que foi formado grupo de
trabalho para examinar a área do plástico -
 Foto: Divulgação Sdect


Identificar as potencialidades do segmento e ampliar a utilização do plástico em atividades da produção agrícola não só nas grandes empresas mas também nos pequenos cultivos e na agricultura familiar. Esse foi o tema avaliado em reunião nessa terça-feira (3) na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), coordenada pelo secretário Fábio Branco. O secretário informou sobre a formação de um grupo de trabalho para examinar a área do plástico. O grupo tem a incumbência de levantar situações e propor alternativas para o desenvolvimento do segmento.

Fábio Branco assinalou que, além de abrir mercado para o setor industrial, é possível atender o mercado e valorizar o agronegócio com a execução de um programa inteligente e que utilize a expertise de toda a cadeia produtiva como a agricultura familiar, empresários rurais, indústria, importadores e governo.

A área tributária estadual também deve contribuir nas soluções propostas. O uso do plástico tem registrado larga utilização em uma cadeia produtiva bastante diversificada. Para o secretário, é preciso identificar o que é utilizado em outros estados e mostrar ao produtor o que é produtivo. A partir de levantamento feito pela área industrial, através do Sinplast, será estabelecido um plano de negócios para toda a cadeia produtiva, que terá o apoio do BRDE e do Badesul.O encontro teve a participação do presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast), Edilson Luiz Deitos, e dos secretários Ernani Polo, da Agricultura, Pecuária e Irrigação, e Tarcisio Minetto, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e de técnicos da Secretaria da Fazenda.

Comentários