AVENP e Banda Santa Cecília realizam filó em comemoração aos 130 anos da Imigração Italiana em Nova Pádua

Doto: reprodução 

O município de Nova Pádua, na Serra Gaúcha estará comemorando no dia 02 de julho, 130 anos da chegada dos primeiros Imigrantes Italianos na região.

Quem hoje se encanta com as belezas, a prosperidade e a cultura da pequena cidade de Nova Pádua talvez nem imagine as dificuldades enfrentadas por esses imigrantes. Em 1861, a Itália, até então dividida em reinos, com moedas, sistema político e línguas diferentes, foi unificada. Os impostos aumentaram e o desenvolvimento da indústria prejudicou os agricultores.

A falta de tecnologia tornava as terras cada vez mais desgastadas, fazendo com que a vida no campo já não prosperasse mais como antes. A solução para fugir da miséria era deixar o país e, no pensamento italiano, o Brasil era a terra da fartura, com rios de vinho e montanhas de ouro.

Antes de ir para o Brasil era preciso fazer uma longa viagem na Itália. Dependendo do lugar, as famílias levavam até cinco dias para chegar até a estação de trem mais próxima, rumo ao porto de Gênova. De lá, as viagens de navio até o Brasil duravam cerca de 40 dias e as condições eram péssimas.

Foi essa gente trabalhadora que transformou uma terra que só tinha mato e pedras em uma região próspera e rodeada de parreirais, e é por isso que em homenagem a estes bravos imigrantes, serão realizadas nesta data diversas atividades, como a Missa in “talian”, ocorrendo logo em seguida o descerramento da placa alusiva aos 130 anos da Imigração Italiana na praça Dom Júlio Scardovelli de Nova Pádua.

No salão Paroquial haverá o “Filó” com comidas típicas da época, entrega de premiação aos alunos da Escola Luiz Gelain que participaram do concurso alusivo à data, além do Show do Humorista Edgar Maróstica e apresentação da Banda Santa Cecília, em uma adaptação do espetáculo que fora apresentado na Itália.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Comentários